Pular para o conteúdo principal

Criar novos municípios é uma aberração

Por Genaldo de Melo
Determinados temas que são considerados polêmicos é preciso que analisemos com um pouco de frieza e despido de emoções, principalmente quando se trata da coisa pública. No momento um dos temas mais polêmicos que tem sido matéria de opiniões diversas, de análises apaixonadas e outras até com premissas viáveis, é a questão da transformação de distritos em municípios.
Não raro considerar que determinados distritos municipais têm sido literalmente abandonados pelo Poder Público dos municípios ao qual pertencem. Principalmente aonde a população com direito a voto foi contra o grupo que dirige os destinos políticos e administrativos no município.
Mas somente isso não se garante como premissa para que façamos de pequenas localidades municípios com receita própria. Os recursos financeiros existentes para manutenção dos municípios já é tão pequeno que muitos municípios que foram criados nas últimas décadas continuam da mesma forma, ou seja, com instrumentos públicos precários, em muitos casos continuam abaixo da linha da pobreza. Prova disso são os Índices de Desenvolvimento Humano e Índices de Desenvolvimento Social dessas localidades.
Não precisamos criar novos municípios, o que precisamos é melhorar os aparelhos públicos existentes, principalmente criando mecanismos de prevenção e combate à corrupção, e melhorando a distribuição dos recursos públicos no momento da formulação dos Orçamentos Anuais, considerando que as políticas, os programas e os projetos no município devem atender todas as localidades, porque em todas vivem cidadãos portadores de direitos.
Existe um consenso generalizado entre os formadores de opinião contrários a polêmica de criação de novos municípios de que a proposta não passa de um jogo de interesses de grupos políticos nos municípios de que o máximo que conseguem é eleger um nome para as câmaras de vereadores. E em muitos casos eles exercem mandatos tão insignificantes que não conseguem reeleição, dada a incapacidade de representação nas câmaras de vereadores como representantes dos distritos que querem emancipar, bem como aos seus interesses pessoais que são colocados acima dos interesses da população.
Ora, criar municípios apenas para satisfazer interesses de indivíduos e grupos que na maioria das vezes não têm capacidade de negociação é uma aberração. Na grande maioria os eventos que vem sendo organizados pelo Brasil afora em defesa da criação de novos municípios são coordenados por políticos que perderam prestígio eleitoral nos municípios e querem a qualquer custo criar seus Castelos de Versalhes.
Quem tem juízo é contra essa aberração...!

Comentários