Pular para o conteúdo principal

Hitlernautas de plantão à vista


Por Genaldo de Melo

Por mais que hitlernautas de plantão com sede doentia não se sabe de quê, e que mesmo grande parcela da juventude brasileira de boa vontade que muitas vezes são influenciados por mentores das redes sociais, não concordem com a existência de partidos políticos, eles não podem deixar de existirem, porque na formação do Estado Moderno é o partido político que canaliza os anseios ideológicos dos mais variados setores e grupos de interesses da sociedade.

Sem partido político o Brasil jamais seria uma democracia. No mínimo seria um império totalitário. E Estado de partido único todo mundo sabe no que dá. É somente ver o exemplo da Alemanha hitlerista. E Estado sem partido não poderá jamais ter nenhum tipo de conformação programática de Governo. O que, aliás, nunca teve na história da civilização humana sociedades sem grupos organizados!

Decerto que os partidos políticos no Brasil estão em crise, tanto política quanto institucional. Mas a raiz do problema deve ser estudada e não colocada para avaliação equivocada nas ruas, pois isso é grave para um Estado Nacional como é o caso do Brasil.

A juventude nas ruas contra os partidos políticos é também resultado da falta de democracia dentro dos partidos políticos, que têm literalmente donos.

Como verdadeiros feudos as agremiações partidárias no Brasil têm seus proprietários. Indivíduos que literalmente ditam as regras de convivência, e alijam (expulsam) do quadro partidário quem discorda de suas opiniões. E na grande maioria não representam a população ao serem eleitos, mas pura e simplesmente representam indivíduos, empresas e grupos empresariais que lhes deram recursos financeiros para comprarem votos e consciências.

Na conformação partidária brasileira não existe espaço para a juventude. Espaço até existe, mas sempre para o filho do deputado que preside o partido, ou aquele jovem ousado que acaba sendo cooptado pelos interesses mesquinhos dos dinossauros da política brasileira.

Nas décadas passadas a juventude brasileira tinha formação e consciência política, independentemente da sua bandeira partidária. Lembremos aqui da juventude dos partidos considerados de direita, bem como da juventude que se denominava de esquerda, como por exemplo, membros da UJS, JSB e outras, e passemos a vergonha com os dias de hoje em que um magote de senhores de mais de setenta anos que deveriam está aposentados, ou até mesmo contribuindo melhor com a sociedade brasileira em suas empresas familiares, mamando no poder como um vício, uma espécie de “crack” político.

Por isso que os partidos políticos estão em crise! Porque não alimentam mais a chama da esperança do povo, bem como não formam mais politicamente ninguém com o miserável medo de que tomem os seus espaços privilegiados de poder.

Isso é preocupante porque os hitlernautas voltam agora com a ideia de militarizar o Estado. É lógico que são poucos, mas na Alemanha dos anos trintas eram poucos também, mas ridicularizaram os mais inteligentes, que sempre acabam sendo os primeiros a aderirem à ideia do novo, como se fossemos todos uniformizados e não diversos!

A juventude brasileira pela falta de verdadeiros partidos políticos (com exceções, é lógico!) está sendo guiada como um bárbaro que não sabe a força que têm pelas regras do Facebook, da Microsoft e Google. Ou seja, se não tomarmos cuidado os partidos políticos serão no Brasil serão substituídos pelas gigantes da informática dos Estados Unidos da América e seus clubes de contenção.

Comentários