Pular para o conteúdo principal

O brasileiro merece satisfação dos três Poderes

Por Genaldo de Melo

Confesso que apesar de não ter uma opinião formada em seu todo sobre os membros do Supremo Tribunal Federal, pois não os conheço, não posso concordar com a opinião do relator do processo do Mensalão, quanto a este Poder da República brasileira não ter que dá a satisfação a ninguém. Fiquei deveras preocupado com nota que vi na Folha de São Paulo semana passada em relação ao assunto.

Sempre tive grande admiração pelo Ministro Joaquim Barbosa, mas querer que o STF não dê satisfação à sociedade brasileira, como se aquela casa fosse alguma Versalhes de Luís XIV, configura-se uma grande falta de consideração com todos os brasileiros. Se o Poder Executivo e o Poder Legislativo devem explicações à sociedade, tanto que este último tem ex-membros sendo justamente julgados, o STF como reserva moral, sendo o Poder Judiciário, também deve explicações ao povo brasileiro.

O Ministro propriaense, presidente do STF, Carlos Ayres de Brito, sabe do papel do Poder Judiciário numa democracia. E como sabe disso, que o poder emana do povo e para o povo, fez exatamente seu papel, apresentar satisfações ao povo. Pois o Brasil não quer satisfação apenas de dois poderes, o Executivo e o Legislativo, mas também da justiça brasileira e de seus atos.

Se o Supremo Tribunal Federal não tem que dá satisfação ao povo brasileiro, estaremos então compreendendo que a Presidente da República e os parlamentares brasileiros, se não quiserem apresentar satisfação de seus atos, estarão todos absolutamente corretos.

Alguém pode até não concordar comigo, quando discordo da opinião de autoridades constituídas, que sempre admirei e devoto a mais elevada consideração, pelo trabalho sério e comprometido com os mais elevados valores éticos e morais, mas mesmo assim continuarei discordando quando o assunto for a falta de transparência dos três poderes da República junto à sociedade brasileira.

Só quem não deve explicações a ninguém é Deus!

Comentários