Por Genaldo de Melo
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), usou
aeronaves oficiais para realizar 124 viagens ao Rio de Janeiro nos sete
anos e três meses que governou Minas Gerais (2003-2010), de acordo com
relatório produzido pelo atual governo mineiro, comandado pelo PT. O documento, feito para atender a requerimento originalmente
realizado por um deputado estadual do PSDB, mostra uma média de 1,4
viagem por mês ao Rio e a outras cidades fluminenses, como Búzios e
Angra dos Reis. A maioria das viagens foi entre quinta e domingo. Além disso, há em
2008 e 2009 seis passagens para Florianópolis, onde morava a namorada e
hoje mulher do tucano, a ex-modelo Letícia Weber. A planilha informa, por exemplo, um deslocamento a São Paulo, Rio e
Florianópolis em 19 de fevereiro, quinta da véspera do Carnaval. Colunas
sociais de Florianópolis registraram fotos do então governador em uma
festa acompanhado de Letícia. O relatório é assinado pelo atual secretário da Casa Civil de Minas,
Marco Antonio de Rezende Teixeira. Ele afirma no texto que a pesquisa
não encontrou justificativa para a realização das viagens. O custo dos deslocamentos não foi listado, mas a gestão Fernando
Pimentel (PT) diz que informará o valor à Assembleia até outubro. Natural de Belo Horizonte, Aécio morou até o início da vida adulta no
Rio. A assessoria do tucano diz ser normal o uso de avião oficial por
governantes em compromissos pessoais, afirma haver inconsistências na
listagem e diz que em alguns casos houve compromissos oficiais. O uso de aeronaves pelo governante do Estado, durante a gestão de
Aécio, era regulado por um decreto assinado pelo tucano. Ele permite o
uso de aviões oficiais pelo governador “em deslocamento de qualquer
natureza, por questões de segurança”. (PM)
Comentários
Postar um comentário