Por Genaldo de Melo
A proporção de estudantes e professores que usam internet pelo celular
cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o percentual
chega a 79% e em colégios particulares, 84%. Os dados fazem parte da
pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014,
divulgada hoje (21) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br),
por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da
Sociedade da Informação (Cetic.br). Entre os professores, o percentual
passou de 36%, em 2013, para 64%. No levantamento anterior, os números
eram 59% na escola pública; e 73% na instituição privada. A pesquisa
constata que a escola não é o principal ambiente de uso da internet por
estudantes. Tanto para estudantes de escolas públicas, como de
particulares, o domicílio continua sendo o principal local de acesso à
internet, com 77% e 93%, respectivamente. Apenas 41% dos alunos de
instituições públicas usuários de internet conectaram-se pela rede da
escola. Na avaliação dos pesquisadores, a falta de formação e de
infraestrutura ainda são barreiras para professores utilizarem recursos
educacionais digitais com propósito pedagógico. Menos de um terço dos
professores de escolas públicas têm a sala de aula como principal local
de uso dessas tecnologias comunicação, mesmo percentual de 2013.
Comentários
Postar um comentário