Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores/as rurais de Coração de Maria se reunem em Seminário


Por Genaldo de Melo

Seminário no muncípio de Coração de Maria.

O Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Coração de Maria (BA), numa parceria com a FETAG-BA e com a ADPREV, realizou no último dia 21 de fevereiro o Seminário “O Sindicato e sua importância na vida do Trabalhador/a Rural”, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores do município. O evento contou com a participação de vários dirigentes de associações comunitárias que trabalham na zona rural em defesa dos interesses da população, bem como com diversos parceiros importantes no campo do fortalecimento da Agricultura Familiar e do fortalecimento dos próprios trabalhadores/as rurais.

O Seminário foi organizado na forma de painéis temáticos e palestras, atividades coordenadas por parceiros importantes do Sindicato. Noildo Gomes, Secretário Estadual de Organização da APLB-Sindicato e Coordenador Geral da ADPREV, realizou importante painel sobre os direitos dos trabalhadores/as rurais, como direitos previdenciários e as várias Políticas Públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar. Genaldo de Melo, assessor da ADPREV, realizou o Painel “Como funciona o município”, discorrendo sobre o Estado, o Município e Câmara de Vereadores e seus papéis na sociedade, além de debater com os presentes sobre o conceito de Políticas Públicas, conselhos municipais e instrumentos de participação popular. Rozete Evangelista palestrou sobre o papel e a importância do Sindicato dos Trabalhadores/as rurais, bem como sobre associativismo e sua importância na organização comunitária. Além disso, Luís Ernesto Ferreira, Gerente da Agência da Previdência Social de Irará fez palestra sobre benefícios previdenciários e como acessá-los.

Presentes ao Seminário estiveram cerca de 100 representantes de associações comunitárias do município. Presentes também estavam Marcos Lima, representante da Secretaria Municipal da Saúde, Hamilton José, representante da EBDA, o vereador Marivaldo Santos, representando a Câmara de Vereadores, Edgar Cardoso, representando todas as associações do município, Flávio Costa, representando a CEDITER, José Maurílio, Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Evangelista, representante o Chefe do Executivo Municipal, Allan Pierre da ALLANCRED, além da presença importante do presidente da FETAG-BA, o senhor Claúdio Bastos.

O Evento foi coordenado pelo presidente do Sindicato, Isaac dos anjos, por Bernadina Leal e Dilce Aragão, tesoureira e secretária geral respectivamente da entidade. Para Isaac “o Seminário foi um dos maiores eventos educativos já realizados pela entidade dos trabalhadores rurais do município e servirá para que cada vez mais a entidade possa está organizada e presente na vida dos trabalhadores rurais de Coração de Maria”.

Comentários

  1. Parabéns a todos do Sindicato de Coração de Maria. Estão de parabéns por estarem mostrando ao povo quais são os seus direitos ; seria bom se toda instituição agisse assim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA

 

A cada dia aumenta o número de pré-candidatos em Feira de Santana, agora é Dilton Coutinho

Por Genaldo de Melo Mais um nome entra na fogueira das discussões e cogitações para ser candidato ao Paço Municipal em Feira de Santana, e o assunto não deixa de ser cogitado hoje em rodas de conversas, jornais, sites e blogs, além do mundo política da cidade. Dessa vez surge como candidato o radialista Dilton Coutinho, nome bastante conhecido nos meios de comunicação local. Ontem em entrevista no seu programa Acorda Cidade na rádio Sociedade de Feira FM o deputado federal Fernando Torres (PSD) disse ser pré-candidato a prefeito, mas caso Dilton resolva ser do mesmo modo, ele oferece seu partido para abrigar o comunicador como candidato: “Eu sou pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, mas se você for Dilton Coutinho eu abro mão. O PSD está a sua disposição amigo Dilton Coutinho”, disse Fernando Torres, presidente do PSD no município. Do mesmo modo a discussão apareceu ontem na Câmara de Vereadores pela vereadora Eremita Mota (PDT e pelo vereador David Neto (PTN).

A verdade sobre o esvaziamento das palavras golpe e "Fora Temer"

Por Genaldo de Melo Com a falta de povo nas ruas a mídia trabalha constantemente o esvaziamento do sentido real da palavra "golpe" que está acontecendo de fato.  A palavra "golpe" repete-se, repete-se, e repete-se como um mantra que perdeu o significado.  Num momento tão crucial como este, em que o projeto de governo eleito pelo voto democrático está sendo trocado por outro completamente diferente e que não passou pelo crivo das urnas, substituíram as grandes mobilizações de massa pela ação individual alegórica, pois se pulverizou a indignação popular apenas na palavra “golpe” nas redes sociais e em cartazes.  É impossível não notar que isso ocorre ao mesmo tempo em que a tradicional mídia jornalística trocou a aguerrida cobertura dos acontecimentos econômicos e políticos por um atual tom de meras trivialidades.  Quem acompanha o noticiário político e econômico não deixou de perceber que a mesma indignação que impulsiona inúmeras matérias jornalísti...