Por Genaldo de Melo
Na tentativa desesperada de se contrapor ao
processo de deteriorização “dialética” de sua audiência, que já foi absoluta no
Brasil, a Rede Globo tenta dá a volta por cima reeditando mais uma vez o que de
pior existe no lixo cultural televisivo que já existe no Brasil, que é a volta
da programação em horário nobre do seu chamado também de âncora “Big Brother
Brasil”.
Nada mais justo para a "Globo",
somente para ela, fazer com que os brasileiros mais vez acredite que aquilo ali
seja cultura, quando se sabe que apresentar o que de pior existe na natureza
humana, que é a disputa desenfreada e doentia por uma pequena quantidade de
dinheiro em relação ao que é arrecadado em patrocínio e ligações telefônicas de
telespectadores, não é e nunca será cultura. Nada mais justo somente para ela!
Porém essa tentativa de mais uma vez
imbecilizar a parcela da população que não tem dinheiro para consumir mídia com
mais qualidade em canais televisivos “fechados” pode ser perigoso para quem já
foi unanimidade nas mentes e nos corações dos brasileiros. Pois parece que os
telespectadores cansaram de tanta asneiras, cenas libidinosas fúteis, intrigas
pessoais e fofocas ao vivo e em cores para quem não tem opção cultural ver.
Esse programa da Rede Globo distorce, quando
não assassina, um dos maiores clássicos da literatura mundial, que é a obra
magistral do inglês George Orwell (1984). O Big Brother, em português “Grande
Irmão”, é um personagem sem rosto na obra literária, que influencia a todos em
uma sociedade fictícia, transformando gente em mero instrumento de experiências
para se criar imbecís “robopatas” e sem opinião própria. Porém isso na verdade
é apenas literatura, mas a Rede Globo transforma isso em realidade em seu
espaço mágico que ocupa as casas dos brasileiros.
Mas parece que não está mais dando certo,
como comprova os índices de sua audiência. A estréia do “BBB16″, na última
terça-feira (19), registrou o pior resultado de audiência entre todas as
estréias do reality show. O programa marcou 24 pontos de média no Ibope, em São
Paulo, na audiência consolidada (cada ponto equivale a 69 mil domicílios). Ou
seja, enquanto no lançamento de seu primeiro programa "BBB1" a Globo
teve 48,7 pontos de audiência consolidados, no ano passado em seu
"BBB15" teve apenas 25 pontos e hoje nesse "BBB16" teve
apenas 24 pontos. Ou seja, parece que de fato consumidores de televisão no
Brasil estão cansados do consumo de lixo cultural, pois não basta ser
inteligente, é preciso ter caráter.
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