Pular para o conteúdo principal

As melhores notícias do dia

Lucas estreia e joga 45 minutos em goleada do PSG no Catar; veja lances

Brasileiro teve boa participação no tempo em que esteve em campo e quase marcou um golaço


Brasileiro parte pra cima da marcação
Ampliar foto

Getty Images - Brasileiro parte pra cima da marcação
Após ser apresentado na terça-feira, Lucas fez sua estreia com a camisa do Paris Saint-Germain, nesta quarta, em amistoso realizado no Catar. O meia jogou 45 minutos e quase marcou um belo gol na vitória por 5 a 1 sobre o local Lekhwiya, do brasileiro Nilmar.

O ex-jogador do São Paulo entrou em campo somente no segundo tempo. Mas não teve dificuldade para mostrar seu bom futebol. Aos 29 minutos, esteve perto de marcar, ao escapar pela direita e driblar três marcadores antes de finalizar para o gol. A bola acabou passando à esquerda do goleiro.
 

Lucas não foi o único brasileiro em campo. Thiago Silva e Thiago Motta, naturalizado italiano, disputaram o primeiro tempo, enquanto Nenê e Maxwell entraram na etapa final, todos pelo PSG. Nenê, autor de um dos gols do jogo, pode ter feito sua última partida pelo time, já que está em negociação com clubes do Brasil e da China.

Outra surpresa foi a presença do zagueiro Lugano em campo, na segunda metade da partida amistosa. O uruguaio, cobiçado pelo São Paulo, também está de saída e deve ser negociado nesta janela de transferências.

Do lado do Lekhwiya, o atacante Nilmar, ex-Internacional, se destacou em campo, ao marcar o gol de honra do time local. Ménez, Lavezzi, duas vezes, e Gameiro completaram o placar.

Depois da estreia no amistoso desta quarta, Lucas ainda não tem data para fazer sua primeira partida pelo time parisiense em competições oficiais. A delegação do time francês faz um período de treinamentos em Doha, no Catar, antes de retomar os trabalhos em Paris.

O PSG deve voltar à França ainda nesta semana. O time retorna aos gramados no dia 13 de janeiro, para nova rodada do Campeonato Francês. O técnico Carlo Ancelotti ainda não indicou se o camisa 29 entrará em campo nesta data.

Estreia de Lucas no PSGO meia brasileiro atuou 45 minutos no amistoso contra o Lekhwiya
 
@@@@@
 

Petrobras confirma potencial de bloco do poço de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos

 
RIO - A Petrobras concluiu a perfuração do poço Carcará, na Bacia de Santos e informou que o dados coletados reforçam a expectativa de "elevado potencial" da área. O poço está localizado a 232 km da costa em águas ultraprofundas da área do pré-sal, no bloco BM-S-8.
 
Segundo comunicado divulgado pela empresa, foi identificada uma expressiva coluna com, pelo menos, 471 metros de óleo de ótima qualidade e sem presença de contaminantes, com 402 metros em reservatórios carbonáticos "de excelentes características de porosidade e permeabilidade".
 
"Os inúmeros dados coletados do poço - perfis, amostras laterais, fluidos e pressões - bem como análises petrofísicas... reforçam a expectativa de um elevado potencial de vazão de óleo nos reservatórios perfurados" explica a nota da empresa.
 
As expectativas da estatal devem ser confirmadas ao decorrer das atividades de exploração da área que, segundo a Petrobras, incluem a perfuração de um poço de extensão em 2013, "quando será possível avaliar a produtividade dos reservatórios por meio de testes".
 
O primeiro óleo de Carcará está previsto para ser extraído em 2018. A Petrobras é a operadora do consórcio responsável pelo exploração do campo, com 66% participação e tem como parceiros a Petrogal Brasil, Barra Energia e Queiroz Galvão.
 
A Petrobras informou também que por causa do potencial do poço, o consórcio pediu à Agência Nacional de Petróleo (ANP) que estenda o prazo do Plano de Avaliação da Descoberta da área, que venceria em 2012 e aguarda a a resposta da agência.
 
@@@@@
 

Astrônomos acompanham formação de planeta

Astrônomos observaram pela primeira vez a alimentação de um planeta que está nascendo a cerca de 450 anos-luz da Terra, um jovem gigante estelar nutrido por enormes fluxos de gás.
 
Graças aos telescópios da ALMA, o maior projeto astronômico terrestre, localizada no deserto de Atacama, no Chile, os pesquisadores foram capazes de observar este momento crucial, uma primeira prova científica que confirma a teoria do nascimento de gigantes de gás.
 
Os astrônomos do Observatório Europeu Austral (ESO) estudam uma jovem estrela, chamada "HD 142527", que é rodeada por um disco enorme de gás e poeira cósmica, os restos de nuvem da qual se originou.
 
Este disco está dividido em duas partes distintas, separados por uma grande abertura. O disco interno parte da estrela e se estende a uma distância equivalente à órbita de Saturno ao redor do Sol, enquanto o disco externo começa 14 vezes mais longe.
 
Segundo os teóricos, os planetas gigantes crescem absorvendo os fluxos externos de gás do disco e formam pontes em todo o espaço vazio no disco.
 
"Os astrônomos haviam previsto a existência desses fluxos, mas esta é a primeira vez que fomos capazes de observar" diretamente, explica em um comunicado da ESO Simon Casassus (Universidade do Chile), o chefe do estudo.
 
Usando a rede de antenas submilimétricas da ALMA, que opera em comprimentos de onda insensíveis à luz de "HD 142527", Simon Casassus e sua equipe foram capazes de analisar de perto o gás e poeira cósmica localizado próximo a estrela.
 
Eles encontraram dois fluxos de gases densos fluindo da unidade externa para a unidade interna.
"Nós acreditamos que há um planeta gigante escondido lá e que ele é a causa desses dois fluxos. Os planetas crescem absorvendo gás do disco externo, mas eles realmente comem como porcos: o resto do gás transborda e alimenta o disco interno em torno da estrela", ressalta Sebastian Perez, que colaborou com o estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.
 
Não é possível, contudo, observar diretamente os planetas em formação, pois permanecem enterrados no fundo desses fluxos de gás quase completamente opacos.
 
@@@@@

Novos prefeitos devem universalizar acesso à pré-escola até fim do mandato

Amanda Cieglinski
Do Portal EBC, em Brasília
Os prefeitos empossados na terça-feira (1°) terão uma tarefa especial a cumprir até o fim dos seus mandatos, em 2016. Não é promessa de campanha, é lei. É nesta data que terminará o prazo para a universalização da pré-escola, medida prevista em uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em 2009.

Leia também

 
A pré-escola é a etapa anterior ao ensino fundamental e compreende a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade. Antes da mudança na Constituição, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Depois da emenda, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio. É dever dos pais matricular seus filhos a partir dos 4 anos e obrigação das redes de ensino garantir a vaga para todos as crianças a partir da mesma idade. O prazo de adaptação à nova regra termina em 2016, por isso os novos prefeitos deverão ter como prioridade em seus mandatos ampliar o número de escolas e vagas na pré-escola.
 
Os dados mais recentes do IBGE indicam que 1.154.572 crianças de 4 e 5 anos ainda estavam fora da escola em 2010. Apesar do enorme contingente ainda excluído, a matrícula na pré-escola avançou significativamente na última década. Em 2000, apenas 51,4% tinham acesso a educação nesta faixa etária, patamar que saltou para 80,1% em 2010.
 
"Em qualquer lugar do mundo, ter mais de 1 milhão de crianças fora da escola é muito. E se olharmos quem são essas crianças, é motivo para se preocupar ainda mais. Elas são as mais pobres, com algum tipo de deficiência e moradoras do campo. Esses são grupos que historicamente não têm acesso à escola", explica Cleuza Repulho, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e também secretária de educação de São Bernardo do Campo (SP).

Gastos municipais

O custo para as redes municipais garantirem o cumprimento da lei não é baixo. Será preciso construir mais escolas e contratar mais profissionais, além dos gastos necessários para manter as estruturas em funcionamento. Cleuza aponta que alguns municípios avançaram mais na cobertura da pré-escola porque se planejaram e organizaram a ampliação da oferta. Mas boa parte deles precisarão de mais recursos para conseguir cumprir a lei.
 
"Se a gente reconhece que 80% dos municípios brasileiros não têm arrecadação própria e vivem de repasse dos governos federal e estadual, a gente tem a clareza de que sem novos recursos não é possível ampliar a oferta", destaca.
 
A creche é a etapa escolar responsável por atender crianças com até 3 anos de idade – na sequência elas são encaminhadas à pré-escola. Entretanto, ela não é obrigatória. Por isso, o acesso das crianças à creche é ainda menor: apenas 23% da população nesta faixa etária frequentava a escola em 2010.
 
@@@@@
 
Câmera escondida flagra dona de escola agredindo crianças em SP
 
DO "AGORA"
 
A dona de uma escola infantil na Chácara Inglesa, bairro da zona sul de São Paulo, foi acusada de maus-tratos contra crianças após funcionárias do local filmarem, com uma câmera escondida, agressões sofridas por alunos.
 
 
Nas imagens divulgadas, a mulher, apontada pela Polícia Civil como Conceição Tomaz Cruz, 52, dona e diretora da escola Trenzinho Feliz, grita e dá um tapa no rosto de uma menina de dois anos que não queria comer.
 
Ela aparece, de acordo com a polícia, também empurrando um garoto de apenas um ano e oito meses.
"Uma vez um menino vomitou e ela [Conceição] o fez comer tudo", afirma uma professora que fez a filmagem e denunciou o caso à polícia. Ela pediu para não ter o seu nome publicado.
 
Segundo a delegada Lisandrea Colabuono, da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher, a professora e uma auxiliar falaram sobre as agressões com o pai de um aluno da escola, que disponibilizou uma microcâmera acoplada a um chaveiro para que as duas pudessem registrar imagens das agressões.
A Polícia Civil afirma que, ao todo, foram feitos quatro vídeos nos dias 6 e 7 de novembro --cada uma das gravações tem cerca de 40 minutos de duração.
 
Nas imagens entregues aos policiais, a mulher identificada como dona da escola infantil profere frases como "Eu não sou sua mãe, que aguenta desaforo" e "Você vai gritar? O azar é seu".
 
@@@@@
 

Oposição venezuelana diz querer 'toda a verdade' sobre saúde de Chávez

Presidente venezuelano não foi visto em público desde que passou por uma nova cirurgia, no último dia 11 de dezembro


Reuters
A oposição venezuelana exigiu nesta quarta-feira que o governo informe "toda a verdade" sobre o estado de saúde do presidente Hugo Chávez, que convalesce em Cuba há três semanas depois de uma delicada operação por causa de um câncer que ameaça afastá-lo da presidência.
 
Depois de sua quarta intervenção cirúrgica desde que foi diagnosticado com câncer há um ano e meio, o governo informou, sem dar muitos detalhes, que Chávez sofreu uma hemorragia que foi controlada, uma infecção respiratória e uma nova complicação, produto da mesma infecção.
 
 
Ainda se desconhece qual câncer que aflige o líder socialista, a fase da doença, os órgãos afetados e que tipo de intervenção foi realizada na ilha, e Chávez não foi visto nem ouvido em público desde a cirurgia em 11 de dezembro.
 
"A versão oficial ( sobre a saúde de Chávez), essa que oculta mais informações do que fornece e que vai, em partes, reconhecendo a complexidade do estado de saúde do presidente, é insustentável", disse Ramón Guillermo Aveledo, secretário-executivo da coalizão opositora MUD.
 
"O próprio vice-presidente se comprometeu em dizer a verdade, fosse qual fosse. Bem, que o diga. Que diga toda a verdade", acrescentou o advogado de 62 anos em uma coletiva de imprensa.
Reuters
Oposição acusa governo de restringir informações sobre o estado de saúde do presidente venezuelano
O mandatário de 58 anos anunciou no começo de dezembro que um câncer na zona pélvica voltou a surgir e, dias depois, voltou à sala de operações em Cuba para uma delicada intervenção que durou seis horas.
 
Antes de partir para Havana, Chávez nomeou o vice-presidente Nicolás Maduro seu potencial sucessor, pondo em dúvida sua posse para o novo mandato até 2019, que obteve nas urnas em 7 de outubro.
 
Maduro garantiu em uma entrevista para a rede Telesur que viu Chávez forte e que voltaria na quarta-feira a Caracas, o que apaziguou momentaneamente os ânimos de quem garantia que sua visita à capital cubana era para estar ao lado do mandatário em seus últimos dias.
 
 
As especulações sobre a doença de Chávez se converteram em uma obsessão para os venezuelanos. O presidente da Bolívia, Evo Morales, que viajou na semana passada para Havana para visitá-lo, disse na quarta-feira em uma coletiva de imprensa na cidade de Cochabamba que "lhe dói muito a situação".
 
"A situação do presidente irmão Chávez é muito preocupante, espero que possamos vê-lo em breve nos acompanhando, mas é uma situação muito preocupante. Espero que nossas orações, nossos ritos, possam ser eficazes para salvar a vida do presidente irmão Chávez", disse.
 
@@@@@
 

INDICADORES ECONÔMICOS

Câmbio

moedacompravendavar. %
DOLAR2,04752,0490neutro0,00%
LIBRA3,32933,3317sobe0,16%
EURO2,69762,7032sobe0,66%

Bolsa de Valores

indicedataultimovar. %
BOVESPA
02/01/2013
62550,10
sobe
2,62%
DOW JONES
02/01/2013
13412,55
sobe
2,35%
NASDAQ
02/01/2013
3112,26
sobe
3,07%
  • Fonte: Thomson Reuters
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA

 

Maconha produzida no Nordeste já abastece 40% do mercado nacional, diz pesquisador

Por Genaldo de Melo Contrariando o senso comum de que o Brasil é apenas um consumidor ou uma rota do tráfico de drogas, a região do Nordeste já produz cerca de 40% de toda a maconha consumida no país. O dado foi revelado pelo sociólogo Paulo Cesar Fraga em entrevista à Carta Capital .  “Há um mito de que a maconha consumida no Brasil venha do Paraguai, de que não é um problema nosso. Na verdade, a agricultura familiar e tradicional do sertão nordestino já produz 40% da maconha consumida no país”, disse.  Na entrevista, Fraga refere-se ao chamado “Polígono da Maconha”, região do Nordeste composta por 13 cidades: Salgueiro, Floresta, Belém de São Francisco, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Carnaubeira da Penha e Betânia, todas em Pernambuco, e Juazeiro, Curaçá, Glória e Paulo Afonso, na Bahia.  De acordo com o sociólogo, o plantio de cannabis na região deve-se, principalmente, ao baixo investimento de governos para o desenvolvimento daqueles municíp

KAFKIANOS NOVOS NO CONGRESSO

 Por Genaldo de Melo O adágio popular de que brasileiro não sabe votar, não se aplica a todos os cidadãos e cidadãs, mas é um fato a ser considerado em relação a uma grande parcela dos nossos eleitores. Ao observar o atual quadro de deputados federais dessa legislatura, a conclusão é infalível de que realmente parcela do povo brasileiro confunde politica com circo e com falta de inteligência e cultura para ser representante político. Na história política brasileira sempre houve folclore e aberrações no parlamento, mas dessa vez estamos diante de um absurdo kafkiano. Parcela dos deputados eleitos são mentecaptos, que estão no Congresso para agredir com insultos monossilábicos, berrar palavrão e passar vergonha em audiências públicas convocadas por eles mesmos, e confundir CPI com redes sociais. Nunca vi oposição sem apresentar a solução. Nunca vi deputado querer "lacrar" com seus próprios crimes. Nunca vi deputado propor CPI contra ele mesmo, ou sem fato jurídico def