PT diz que investigar Lula é 'absurdo' e prepara ato em defesa de ex-presidente
BRASÍLIA - O PT reagiu com veemência à decisão da Procuradoria-Geral da República de mandar investigar as acusações...
Divulgação - 11.12.2012
"Lula durante evento em Paris: petista diz que Valério mentiu em depoimento"
BRASÍLIA - O PT reagiu com veemência à decisão da Procuradoria-Geral da República de mandar investigar as acusações de Marcos Valério Fernandes de Souza contra Luiz Inácio Lula a Silva. Após ser condenado no julgamento do mensalão, o empresário mineiro passou a acusar o ex-presidente de ter sido beneficiado pelo esquema. O partido classifica a atitude como uma "manobra sórdida" e deve transformar a festa de seus 33 anos de fundação, agora em fevereiro, num ato político de desagravo ao seu principal líder.
O Estado revelou na quarta-feira, 9, que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou a colegas que irá encaminhar o depoimento de Valério, prestado em 24 de setembro, à primeira instância do Ministério Público Federal - após deixar a Presidência, Lula deixou de ter foro privilegiado e terá seu caso analisado por procuradores federais de Minas, São Paulo ou Distrito Federal.
Gurgel divulgou uma nota oficial na qual afirma ainda não ter tomado a decisão (mais informações abaixo). Fontes da Procuradoria-Geral, porém, confirmaram ao Estado que a decisão de dar prosseguimento ao caso já foi de fato tomada em dezembro.
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse considerar "um absurdo" o Ministério Público apurar se houve envolvimento de Lula no mensalão. Na mesma linha, dirigentes do PT apontaram o dedo para Valério, acusando-o de tentar criar um fato político para minimizar o impacto de sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal - o empresário foi condenado a mais de 40 anos de prisão e tenta, por meio de novas informações, diminuir a pena ao receber o benefício da chamada delação premiada.
No depoimento prestado à Procuradoria-Geral em setembro, Valério disse que pagou despesas pessoais de Lula, no início de 2003, por meio de depósito na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy.
"É um absurdo que se produza uma nova investigação sobre esse tema, envolvendo o presidente Lula. Esse tema foi investigado à exaustão", disse Maia, ao lembrar que 25 réus foram condenados pelo Supremo. "Além disso, houve uma CPI e todas as pessoas investigadas tiveram suas vidas devassadas. Qualquer tentativa de envolver o presidente Lula nisso não tem cabimento."
Para Maia, Valério "não é confiável". "É um homem condenado a 40 anos de cadeia e busca, agora, criar um fato político para atenuar sua condição. Não me parece razoável que tenha de se reabrir um caso que já foi tratado nas mais diversas instâncias", completou o presidente da Câmara. "É uma manobra sórdida de alguém que tenta sair do buraco", emendou o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).
Lula sempre negou conhecer Valério, a quem chamou de "mentiroso" e "jogador". O ex-presidente descansa em Angra dos Reis (RJ) com a família e não quer alimentar o assunto.
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, divulgou nota na quarta-feira na qual afirma que Gurgel "desmentiu" ter a intenção de investigar o petista. Ele criticou o jornal. "Em relação à manchete de primeira página do jornal O Estado de S. Paulo (...) lamento profundamente que o jornal tenha induzido ao erro seus leitores e outros órgãos da imprensa, já que não há hoje nenhuma decisão oficial sobre o assunto por parte da Procuradoria-Geral da República, de acordo com manifestação oficial do órgão desmentindo a matéria. Estranho tal equívoco na primeira página de um jornal tão tradicional como O Estado de S. Paulo, e prefiro acreditar que não existiu nenhum viés mal-intencionado no ocorrido", afirma a nota.
No mesmo depoimento em que acusou Lula, Valério afirmou ter sido ameaçado de morte por Okamotto a fim de que não contasse o que sabia. "Se o Ministério Público tem algum elemento de credibilidade e acha relevante fazer a investigação sobre isso (a acusação de ameaça), acho que tem mais é de fazer. Esse é o papel do Ministério Público", disse Okamotto quando o conteúdo do depoimento foi revelado pelo Estado em dezembro.
Para o secretário de Assuntos Institucionais do PT, Vilson Oliveira, o partido não tem nada a temer. "No aniversário do PT, em fevereiro, vamos fazer um ato político na Câmara em defesa de Lula, do partido e de todos os nossos militantes. É um ato pró-PT."
Além de comemorar 33 anos, o PT completa em 2013 uma década à frente da Presidência, desde a eleição de Lula e agora com Dilma Rousseff. "Não é a primeira vez que tentam criminalizar o legado de Lula", disse o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). "O procurador pode mandar o depoimento para a primeira instância e vai ver que não tem nada", afirmou o secretário de Assuntos Institucionais do PT. "Ele deveria agir sempre assim, mas das outras vezes não foi tão rápido", ironizou. No ano passado, o PT acusou Gurgel de engavetar investigações que apontavam a ligação entre o então senador Demóstenes Torres e o contraventor Carlos Cachoeira.
@@@@@
Maduro liga para Dilma e comunica adiamento da posse na Venezuela
Foto: Voxxi
Nicolás Maduro, vice-presidente da Venezuela
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, telefonou para a presidente Dilma Rousseff na noite desta quarta-feira (9) e comunicou a aprovação pela Corte Suprema do adiamento da posse de Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba por complicações de cirurgia de um câncer, informou à Reuters uma fonte da Presidência brasileira. O telefonema, de cerca de cinco minutos, segundo a fonte, que falou sob condição de anonimato, ocorre um dia antes da data marcada para a posse de Chávez em seu quarto mandato como presidente. Dilma estava acompanhada do assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Dilma agradeceu a deferência do vice-presidente, que deve, ao lado do gabinete atual, continuar trabalhando normalmente no novo mandato, após a decisão do Tribunal Supremo de Justiça desta quarta sobre a legalidade do adiamento da posse. Leia mais na Agência Reuters.
@@@@@
EUA- Cientistas da Nasa concluíram que na superfície de uma das luas de Saturno, a Titã, existem icebergs de hidrocarbonetos flutuando sobre lagos e mares feitos dos mesmos compostos orgânicos. O modelo teórico, feito por meio de informações da sonda Cassini, é mais uma prova que Titã pode ser hoje um retrato semelhante da Terra há bilhões de anos. Tais evidências aumentam as expectativas de que o satélite de Saturno pode abrigar alguma forma exótica de vida.
Titã é o único corpo celeste além da Terra no nosso Sistema Solar que contém corpos em estado líquido com estabilidade em sua superfície. Mas, enquanto na Terra há o ciclo da água, com chuva e evaporação, em Titã o ciclo envolve etano e metano, dois compostos orgânicos que fizeram parte da grande sopa de elementos químicos de onde surgiu as primeiras formas de vida na Terra.
Até a descoberta, cientistas da missão Cassini tinham a conclusão de que os lagos de Titã não teriam gelo, porque o metano sólido é mais denso que o líquido e, portanto, afundaria. Mas neste novo modelo, é considerada a interação entre o lago e a atmosfera do satélite, o que resulta em diferentes reações químicas, com a ação de gás de nitrogênio e mudanças de temperatura. Deste modo, o gelo de etano e metano apareceria com uma temperatura de -182,75 Cº, mas desde que esse composto se misturasse pelo menos 5% com a atmosfera de Titã. Trata-se de uma condição frágil porque, de acordo com o estudo, caso a temperatura baixasse um pouco mais, o gelo afundaria. Estima-se que a aparência deste composto de gelo não seja sem cor, como na Terra, mas algo como um marrom avermelhado.
O radar da sonda Cassini será capaz de testar o modelo proposto pelo estudo ao observar como a luz se reflete na superfície desses lagos e mares de hidrocarbonetos. Se o tempo ficar mais quente e o gelo derreter, por exemplo, a superfície do lago seria de apenas líquida e teria uma aparência mais escura.
@@@@@
Wagner e ACM Neto falam em mudanças no Carnaval de 2014
O comentário foi feito na Governadoria, durante o ato em que o governador e o prefeito autorizaram a Bahiatursa e a Saltur a assinarem o contrato de patrocínio para o Carnaval 2013
Foto: Divulgação
Jaques Wagner e ACM Neto
“O Estado da Bahia terá disposição para refletir e colaborar para uma nova organização do Carnaval de 2014 em todos os aspectos, pois a renovação é sempre importante, ainda mais em ano de Copa do Mundo, e a cultura é algo que mexe com o imaginário popular”, afirmou o governador Jaques Wagner.
Antes, o prefeito de Salvador, ACM Neto, explicou que a prefeitura irá reformular a festa do próximo ano, tendo em vista que já não há tempo para promover mudanças no Carnaval deste ano.
O comentário foi feito na Governadoria, durante o ato em que o governador e o prefeito autorizaram a Bahiatursa e a Saltur a assinarem o contrato de patrocínio para o Carnaval 2013 de Salvador, através da MAGO/OCP, empresa responsável pela comercialização das cotas da festa.
Wagner ressaltou, ainda, que o Carnaval é fundamental para movimentar a economia local e todo o investimento que o governo baiano realiza, seja através de recursos diretos, no valor de R$ 3,8 milhões em cotas de patrocínio, seja por meio de investimento em segurança, saúde e comunicação, da ordem de R$ 56 milhões, tem o retorno por meio da divulgação da festa no exterior.
Já o prefeito de Salvador ressaltou o ambiente positivo entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Espero que o bom ambiente que se constroi entre a prefeitura e o estado continue, pois vamos precisar dessa parceria e dessa boa relação”, ressaltou ACM Neto.
Participaram da solenidade, realizada no Salão de Atos da Governadoria, autoridades políticas, secretários estaduais e municipais, dentre outras. (iG)
@@@@@
Um dia após o PSB esclarecer que mantém o desejo pela Governadoria, nessa quarta-feira foi a vez de o PDT, de forma mais enfática, reafirmar o mesmo caminho. Os pedetistas dão sinais claros de que a disputa pelo Palácio de Ondina em 2014 já deixou de ser apenas um anseio unitário, mas passou a ser um alvo a ser perseguido pelo partido. Pelo menos foi esse o recado dado pelo presidente nacional do partido, o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que esteve em Salvador e tratou de começar a operar a questão junto àquele que será o condutor do processo: o governador Jaques Wagner. Ele selou oficialmente o desejo da sigla de ter candidatura própria e lançou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), que há tempos deixa evidente a sua busca pelo protagonismo da chapa governista daqui a dois anos. Foi descartada a mudança na presidência do diretório estadual, cogitado como um dos possíveis assuntos que tem intrigado as lideranças pedetistas no Estado. Leia mais na Tribuna.
@@@@@
A Suprema Corte da Venezuela decidiu nesta quarta-feira que a prorrogação da posse do presidente Hugo Chávez para seu quarto mandato é legal. A decisão foi anunciada depois que a Assembleia Nacional votou para conceder ao líder venezuelano tempo indefinido para ele se recuperar de uma cirurgia contra um câncer.
Votação: Assembleia Nacional aprova adiamento da data da posse de Chávez
Decisão médica: Chávez não poderá tomar posse na quinta, anuncia Venezuela
A Sala Constitucional da corte considerou, por unanimidade, que há uma "continuidade administrativa" da gestão de Chávez por se tratar de sua reeleição. A decisão acompanha a interpretação que vinha sendo defendida pelo governo. A corte é tida como alinhada ao governo chavista.
A presidenta da Suprema Corte venezuelana, Luisa Estella Morales, fez a declaração em meio a um acalorado debate entre o governo e a oposição sobre se a Constituição estabelece que o líder venezuelano, que está em um hospital em Havana com complicações por uma infecção pulmonar, deveria tomar posse na quinta-feira, como previsto no texto constitucional.
Saiba mais: Entenda o que Constituição venezuelana diz sobre a posse do presidente
Na terça-feira, o vice-presidente Nicolás Maduro anunciou que Chávez não poderia comparecer à posse na data prevista. Chávez foi reeleito em outubro para seu quarto mandato, o que lhe permitiria ficar no poder até 2019, quando totalizaria 20 anos na presidência.
A juíza rejeitou a interpretação dada pela oposição venezuelana de que a única forma de protelar a cerimônia seria com a aprovação pelo Congresso unicameral do país de uma "ausência temporária" de 90 dias para o presidente, deixando o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, como líder interino durante esse período, que poderia ser estendido por mais 90 dias.
"Não há ausência temporária. O presidente solicitou uma autorização para ausentar-se do país por razões de saúde, que lhe foi dada. Ontem (terça) a Assembleia Nacional voltou a autorizá-la", afirmou em referência à decisão do Parlamento de que Chávez pode tomar o "tempo necessário" para sua recuperação.
De acordo com a magistrada, a posse pode acontecer perante a Suprema Corte em uma data a ser determinada. "O Poder Executivo, constituído pelo presidente, vice-presidente, ministros e demais órgãos e funcionários, seguirá exercendo suas funções com fundamento no princípio da continuidade administrativa", afirmou a magistrada.
Com a decisão, Chávez permanece no cargo e a estrutura do Executivo permanecerá igual. O vice-presidente e o restante do gabinete permanecerão em exercício de suas funções, sem alterações, mesmo depois de 10 de janeiro, quando formalmente termina um período presidencial e começa outro.
Contradizendo parcialmente o governo - que disse que a posse era um mero "formalismo" -, a magistrada disse que a cerimônia "é um formalismo necessário", porém "não determinante" para a continuidade do novo período constitucional por se tratar de uma reeleição.
O debate constitucional acontece enquanto há reclamações de que o governo não fornece informações completas sobre a saúde de Chávez, que se submeteu à quarta cirurgia relativa a um câncer não especificado em 11 de dezembro. Ele não fala em público há um mês.
"É muito evidente que ele não está governando, e eles querem que acreditamos que ele está quando não é verdade. Eles mentem", disse o líder opositor Ramón Guillermo Aveledo ao canal de televisão Globovisión.
Aveledo também insistiu que a posição da oposição é a de que o presidente da Assembleia Nacional deveria assumir interinamente e que a Suprema Corte deveria nomear uma equipe médica para determinar a situação de Chávez e se ele tem condições de continuar no cargo. No entanto, a presidente da Suprema Corte rejeitou nesta quarta-feira nomear uma equipe médica para avaliar se Chávez tem condições de continuar no cargo.
Apesar da ausência de Chávez, o governo convocou para quinta-feira uma manifestação do lado de fora da sede do governo, Palácio de Miraflores, em defesa do mandato de Chávez, reeleito em outubro. Devem participar do evento o presidente da Bolívia, Evo Morales, o uruguaio José Pepe Mujica, o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo e o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.
Apesar da ausência de Chávez, o governo convocou para quinta uma manifestação do lado de fora da sede do governo, Palácio de Miraflores, em defesa do mandato de Chávez. Devem participar do evento o presidente da Bolívia, Evo Morales, o uruguaio José Pepe Mujica, o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo e o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.
*Com AP e BBC
@@@@@
O primeiro clássico Ba-Vi de 2013 será realizado na Nova Arena Fonte Nova, quem garante é o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho. Segundo Marcelinho, a partida, que está marcada para o dia 21 de março, terá mando de campo do Tricolor. O segundo jogo, com mando de campo do Leão, também deve ser realizado no novo estádio. “Ainda não está confirmado na tabela, mas o Ednaldo (Rodrigues) me disse hoje, extra-oficialmente, que o primeiro Ba-Vi será na Nova Fonte Nova. Ainda vai confirmar e se for confirmado para o Bahia vai ser ótimo, vamos jogar o primeiro jogo lá e o segundo também. Estou muito satisfeito, acho que vai ser uma relação muito boa daqui para frente”, garantiu Marcelinho. Contente por ter assinado contrato de cinco anos para mandar seus jogos na arena, Marcelo Filho quer usar o período para adquirir experiência. “Eu acho que nós extraímos dessa negociação o melhor possível e nós apostamos numa gestão de sucesso. É algo novo para todo mundo no Brasil inteiro, algo novo para o Bahia, uma experiência nova e eu espero que nesses cinco anos nós tenhamos muito sucesso e ai sim, no próximo contrato a gente possa tirar mais ainda, num bom sentido, tanto para o Bahia quanto para a Arena”, disse o presidente. Leia mais no Correio.
@@@@@
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reforçou nesta quarta-feira (9) que a redução de 20% nas tarifas de energia ocorrerá a partir do próximo mês. A declaração, feita durante entrevista coletiva, ocorre após o próprio governo admitir que o custo do uso acentuado das usinas térmicas seria repassado aos consumidores. O presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, previu que se todas as térmicas em operação hoje continuarem ligadas até o final do ano, o impacto sobre as tarifas será de 2% a 3%. Pelos cálculos de Chipp, o custo do uso de todas as térmicas ao longo de 12 meses será de R$ 400 milhões por mês. Chipp afirmou, porém, que essa hipótese não deve ser levada em consideração, já que o governo conta com a ocorrência de chuvas ao longo de 2013. “Com o retorno das chuvas, desligaremos as térmicas mais caras primeiro”, explicou. Ele também destacou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai estudar uma forma de ratear o aumento de custo proporcionado pelo uso das termelétricas nos últimos meses. Custo que, em princípio, é repassado para o consumidor. Mas o governo tentará uma alternativa para amenizar o impacto sobre as contas de luz. Chipp, no entanto, não detalhou que mecanismo poderá ser implantado. Leia mais no Estadão.
@@@@@
Antes, o prefeito de Salvador, ACM Neto, explicou que a prefeitura irá reformular a festa do próximo ano, tendo em vista que já não há tempo para promover mudanças no Carnaval deste ano.
O comentário foi feito na Governadoria, durante o ato em que o governador e o prefeito autorizaram a Bahiatursa e a Saltur a assinarem o contrato de patrocínio para o Carnaval 2013 de Salvador, através da MAGO/OCP, empresa responsável pela comercialização das cotas da festa.
Wagner ressaltou, ainda, que o Carnaval é fundamental para movimentar a economia local e todo o investimento que o governo baiano realiza, seja através de recursos diretos, no valor de R$ 3,8 milhões em cotas de patrocínio, seja por meio de investimento em segurança, saúde e comunicação, da ordem de R$ 56 milhões, tem o retorno por meio da divulgação da festa no exterior.
Já o prefeito de Salvador ressaltou o ambiente positivo entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Espero que o bom ambiente que se constroi entre a prefeitura e o estado continue, pois vamos precisar dessa parceria e dessa boa relação”, ressaltou ACM Neto.
Participaram da solenidade, realizada no Salão de Atos da Governadoria, autoridades políticas, secretários estaduais e municipais, dentre outras. (iG)
@@@@@
Lupi diz a Jaques Wagner que PDT já escolheu candidato na Bahia para 2014
Lilian Machado, Tribuna
Foto: Site do PDT
Jaques Wagner (PT) e Carlos Lupi (PDT)
Um dia após o PSB esclarecer que mantém o desejo pela Governadoria, nessa quarta-feira foi a vez de o PDT, de forma mais enfática, reafirmar o mesmo caminho. Os pedetistas dão sinais claros de que a disputa pelo Palácio de Ondina em 2014 já deixou de ser apenas um anseio unitário, mas passou a ser um alvo a ser perseguido pelo partido. Pelo menos foi esse o recado dado pelo presidente nacional do partido, o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que esteve em Salvador e tratou de começar a operar a questão junto àquele que será o condutor do processo: o governador Jaques Wagner. Ele selou oficialmente o desejo da sigla de ter candidatura própria e lançou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), que há tempos deixa evidente a sua busca pelo protagonismo da chapa governista daqui a dois anos. Foi descartada a mudança na presidência do diretório estadual, cogitado como um dos possíveis assuntos que tem intrigado as lideranças pedetistas no Estado. Leia mais na Tribuna.
@@@@@
Prorrogação de posse de Chávez é legal, diz Suprema Corte da Venezuela
Decisão é anunciada após Assembleia Nacional conceder a presidente venezuelano tempo indefinido para se recuperar de cirurgia por câncer antes de assumir quarto mandato
Votação: Assembleia Nacional aprova adiamento da data da posse de Chávez
Decisão médica: Chávez não poderá tomar posse na quinta, anuncia Venezuela
A Sala Constitucional da corte considerou, por unanimidade, que há uma "continuidade administrativa" da gestão de Chávez por se tratar de sua reeleição. A decisão acompanha a interpretação que vinha sendo defendida pelo governo. A corte é tida como alinhada ao governo chavista.
A presidenta da Suprema Corte venezuelana, Luisa Estella Morales, fez a declaração em meio a um acalorado debate entre o governo e a oposição sobre se a Constituição estabelece que o líder venezuelano, que está em um hospital em Havana com complicações por uma infecção pulmonar, deveria tomar posse na quinta-feira, como previsto no texto constitucional.
Saiba mais: Entenda o que Constituição venezuelana diz sobre a posse do presidente
Na terça-feira, o vice-presidente Nicolás Maduro anunciou que Chávez não poderia comparecer à posse na data prevista. Chávez foi reeleito em outubro para seu quarto mandato, o que lhe permitiria ficar no poder até 2019, quando totalizaria 20 anos na presidência.
A juíza rejeitou a interpretação dada pela oposição venezuelana de que a única forma de protelar a cerimônia seria com a aprovação pelo Congresso unicameral do país de uma "ausência temporária" de 90 dias para o presidente, deixando o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, como líder interino durante esse período, que poderia ser estendido por mais 90 dias.
"Não há ausência temporária. O presidente solicitou uma autorização para ausentar-se do país por razões de saúde, que lhe foi dada. Ontem (terça) a Assembleia Nacional voltou a autorizá-la", afirmou em referência à decisão do Parlamento de que Chávez pode tomar o "tempo necessário" para sua recuperação.
De acordo com a magistrada, a posse pode acontecer perante a Suprema Corte em uma data a ser determinada. "O Poder Executivo, constituído pelo presidente, vice-presidente, ministros e demais órgãos e funcionários, seguirá exercendo suas funções com fundamento no princípio da continuidade administrativa", afirmou a magistrada.
Com a decisão, Chávez permanece no cargo e a estrutura do Executivo permanecerá igual. O vice-presidente e o restante do gabinete permanecerão em exercício de suas funções, sem alterações, mesmo depois de 10 de janeiro, quando formalmente termina um período presidencial e começa outro.
Contradizendo parcialmente o governo - que disse que a posse era um mero "formalismo" -, a magistrada disse que a cerimônia "é um formalismo necessário", porém "não determinante" para a continuidade do novo período constitucional por se tratar de uma reeleição.
O debate constitucional acontece enquanto há reclamações de que o governo não fornece informações completas sobre a saúde de Chávez, que se submeteu à quarta cirurgia relativa a um câncer não especificado em 11 de dezembro. Ele não fala em público há um mês.
"É muito evidente que ele não está governando, e eles querem que acreditamos que ele está quando não é verdade. Eles mentem", disse o líder opositor Ramón Guillermo Aveledo ao canal de televisão Globovisión.
Aveledo também insistiu que a posição da oposição é a de que o presidente da Assembleia Nacional deveria assumir interinamente e que a Suprema Corte deveria nomear uma equipe médica para determinar a situação de Chávez e se ele tem condições de continuar no cargo. No entanto, a presidente da Suprema Corte rejeitou nesta quarta-feira nomear uma equipe médica para avaliar se Chávez tem condições de continuar no cargo.
Apesar da ausência de Chávez, o governo convocou para quinta-feira uma manifestação do lado de fora da sede do governo, Palácio de Miraflores, em defesa do mandato de Chávez, reeleito em outubro. Devem participar do evento o presidente da Bolívia, Evo Morales, o uruguaio José Pepe Mujica, o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo e o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.
Apesar da ausência de Chávez, o governo convocou para quinta uma manifestação do lado de fora da sede do governo, Palácio de Miraflores, em defesa do mandato de Chávez. Devem participar do evento o presidente da Bolívia, Evo Morales, o uruguaio José Pepe Mujica, o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo e o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.
*Com AP e BBC
@@@@@
Primeiro Ba-Vi do ano será na Fonte Nova, garante presidente do Bahia
Foto: Manu Dias/Secom
O primeiro clássico Ba-Vi de 2013 será realizado na Nova Arena Fonte Nova, quem garante é o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho. Segundo Marcelinho, a partida, que está marcada para o dia 21 de março, terá mando de campo do Tricolor. O segundo jogo, com mando de campo do Leão, também deve ser realizado no novo estádio. “Ainda não está confirmado na tabela, mas o Ednaldo (Rodrigues) me disse hoje, extra-oficialmente, que o primeiro Ba-Vi será na Nova Fonte Nova. Ainda vai confirmar e se for confirmado para o Bahia vai ser ótimo, vamos jogar o primeiro jogo lá e o segundo também. Estou muito satisfeito, acho que vai ser uma relação muito boa daqui para frente”, garantiu Marcelinho. Contente por ter assinado contrato de cinco anos para mandar seus jogos na arena, Marcelo Filho quer usar o período para adquirir experiência. “Eu acho que nós extraímos dessa negociação o melhor possível e nós apostamos numa gestão de sucesso. É algo novo para todo mundo no Brasil inteiro, algo novo para o Bahia, uma experiência nova e eu espero que nesses cinco anos nós tenhamos muito sucesso e ai sim, no próximo contrato a gente possa tirar mais ainda, num bom sentido, tanto para o Bahia quanto para a Arena”, disse o presidente. Leia mais no Correio.
@@@@@
Ministro garante corte de 20% na conta de luz a partir de fevereiro
Foto: Agência Brasil
Edison Lobão, ministro de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reforçou nesta quarta-feira (9) que a redução de 20% nas tarifas de energia ocorrerá a partir do próximo mês. A declaração, feita durante entrevista coletiva, ocorre após o próprio governo admitir que o custo do uso acentuado das usinas térmicas seria repassado aos consumidores. O presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, previu que se todas as térmicas em operação hoje continuarem ligadas até o final do ano, o impacto sobre as tarifas será de 2% a 3%. Pelos cálculos de Chipp, o custo do uso de todas as térmicas ao longo de 12 meses será de R$ 400 milhões por mês. Chipp afirmou, porém, que essa hipótese não deve ser levada em consideração, já que o governo conta com a ocorrência de chuvas ao longo de 2013. “Com o retorno das chuvas, desligaremos as térmicas mais caras primeiro”, explicou. Ele também destacou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai estudar uma forma de ratear o aumento de custo proporcionado pelo uso das termelétricas nos últimos meses. Custo que, em princípio, é repassado para o consumidor. Mas o governo tentará uma alternativa para amenizar o impacto sobre as contas de luz. Chipp, no entanto, não detalhou que mecanismo poderá ser implantado. Leia mais no Estadão.
@@@@@
No Haiti, 500 mil pessoas precisam de ajuda e mais de 81 mil sofrem de desnutrição, diz ONU
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (cuja sigla em inglês é Minustah), da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que mais de 500 mil pessoas no país necessitam de “ajuda imediata”. Segundo o cálculo, pelo menos 81,6 mil pessoas sofrem de desnutrição imediata, inclusive crianças. Após o terremoto de janeiro de 2010, a situação no país se agravou, segundo a ONU, com as tempestades Isaac e Sandy.
Pelas autoridades da ONU, a insegurança alimentar afeta 2,1 milhões de haitianos. Para a Minustah, é fundamental investir US$ 144 milhões no Haiti. Das 81,6 mil pessoas que sofrem de desnutrição, 20 mil estão em situação considerada aguda com risco de morte.
Atualmente 358 mil pessoas vivem em abrigos. A Minustah alertou sofre a frequência de surtos de cólera.
Para a ONU, o governo do Haiti não tem condições de resolver sozinho, sem ajuda externa, a precariedade das condições de vida no país.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
@@@@@
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (cuja sigla em inglês é Minustah), da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que mais de 500 mil pessoas no país necessitam de “ajuda imediata”. Segundo o cálculo, pelo menos 81,6 mil pessoas sofrem de desnutrição imediata, inclusive crianças. Após o terremoto de janeiro de 2010, a situação no país se agravou, segundo a ONU, com as tempestades Isaac e Sandy.
Pelas autoridades da ONU, a insegurança alimentar afeta 2,1 milhões de haitianos. Para a Minustah, é fundamental investir US$ 144 milhões no Haiti. Das 81,6 mil pessoas que sofrem de desnutrição, 20 mil estão em situação considerada aguda com risco de morte.
Atualmente 358 mil pessoas vivem em abrigos. A Minustah alertou sofre a frequência de surtos de cólera.
Para a ONU, o governo do Haiti não tem condições de resolver sozinho, sem ajuda externa, a precariedade das condições de vida no país.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
@@@@@
França recebe relatório preliminar sobre morte de Arafat
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Após a exumação do corpo de Yasser Arafat, líder da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) morto em 2004, as autoridades palestinas entregaram ontem (9) às francesas um relatório preliminar sobre as investigações. Por sete semanas, especialistas investigaram os restos mortais do líder. Há suspeitas de que Arafat foi morto por envenenamento.
O ministro da Justiça da Palestina, Ali Muhana, e o chefe da Comissão de Inquérito, Tawfik Tirawi, informaram que pretendem analisar o conteúdo do relatório para depois divulgá-lo. Para os palestinos, Arafat foi vítima de envenenamento. Especialistas suíços descobriram material radioativo em objetos pessoais do líder.
Os restos mortais de Arafat foram analisados por especialistas da Suécia, França e Rússia. A previsão é que um relatório completo e final das investigações seja apresentado em dois meses.
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.
@@@@@
A nota, assinada pela Secretaria de Comunicação Social, diz que “ao contrário do que foi publicado nesta quarta-feira, 9 de janeiro, pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal informa que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, ainda não iniciou a análise do depoimento de Marcos Valério, pois aguardava o término do julgamento da AP 470 (mensalão). Esclarece ainda que somente após a análise poderá informar o que será feito com o material. Portanto, não há qualquer decisão em relação a uma possível investigação do caso”.
Portanto , é inverídica a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que informou que Gurgel remeteria o caso da suposta ligação de Lula com Valério, operador do esquema chamado de “mensalão”, à primeira instância da Procuradoria-Geral da República, uma decisão que teria sido tomada em dezembro, segundo a reportagem que foi desmentida.(Vermelho)
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Após a exumação do corpo de Yasser Arafat, líder da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) morto em 2004, as autoridades palestinas entregaram ontem (9) às francesas um relatório preliminar sobre as investigações. Por sete semanas, especialistas investigaram os restos mortais do líder. Há suspeitas de que Arafat foi morto por envenenamento.
O ministro da Justiça da Palestina, Ali Muhana, e o chefe da Comissão de Inquérito, Tawfik Tirawi, informaram que pretendem analisar o conteúdo do relatório para depois divulgá-lo. Para os palestinos, Arafat foi vítima de envenenamento. Especialistas suíços descobriram material radioativo em objetos pessoais do líder.
Os restos mortais de Arafat foram analisados por especialistas da Suécia, França e Rússia. A previsão é que um relatório completo e final das investigações seja apresentado em dois meses.
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.
@@@@@
PGR desmente O Estado de S. Paulo sobre investigação a Lula
A Procuradoria Geral da República (PGR) publicou nota oficial, na tarde desta quarta-feira (9), desmentindo o jornal O Estado de S. Paulo, que publicou em sua edição de hoje matéria dando conta que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tinha decidido investigar a suposta relação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o publicitário Marcos Valério.
A nota, assinada pela Secretaria de Comunicação Social, diz que “ao contrário do que foi publicado nesta quarta-feira, 9 de janeiro, pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal informa que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, ainda não iniciou a análise do depoimento de Marcos Valério, pois aguardava o término do julgamento da AP 470 (mensalão). Esclarece ainda que somente após a análise poderá informar o que será feito com o material. Portanto, não há qualquer decisão em relação a uma possível investigação do caso”.
Portanto , é inverídica a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que informou que Gurgel remeteria o caso da suposta ligação de Lula com Valério, operador do esquema chamado de “mensalão”, à primeira instância da Procuradoria-Geral da República, uma decisão que teria sido tomada em dezembro, segundo a reportagem que foi desmentida.(Vermelho)
Comentários
Postar um comentário