Henrique Alves garimpa votos na Bahia para a presidência da Câmara Federal
O parlamentar será recebido por todos os deputados estaduais e federais do PMDB
Lilian Machado TB
Em clima de campanha para a presidência da Câmara Federal, o deputado Henrique Alves (PMDB-RN) desembarca em Salvador nesta quinta-feira, com o intuito de agregar apoios dos baianos na corrida.
Embora tenha sido protagonista de notícias que envolvem acusações de irregularidades no uso da verba parlamentar, o peemedebista tem de forma otimista intensificado a busca por adesões ao seu projeto.
Na Bahia não será diferente. O parlamentar será recebido por todos os deputados estaduais e federais do PMDB às 9 h no Aeroporto e as 12 irá almoçar com a bancada baiana na Casa, no restaurante Barbacoa, na Avenida Tancredo Neves. São esperados 36 deputados no encontro. Antes, às 11 h, ele visita o prefeito ACM Neto (DEM), no Palácio Thomé de Souza. Conforme o presidente do PMDB estadual, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, o ambiente é bastante positivo para a vitória de Alves a presidência da mesa.
Em solo baiano, o deputado federal também se encontrará com o governador Jaques Wagner (PT), na Governadoria, às 16. “Ele vem mostrar o carinho e a deferência pela Bahia, mostrar a importância deste estado”, disse Lúcio.
Segundo o líder peemedebista não se pode falar em “vitória assegurada”, mas sua candidatura tem sido “indiscutivelmente envolvida por um favoritismo”.
“Pelo menos tem 450 votos de largada. Somente do PT e do PMDB, maiores partidos da Casa são 170 votos”, ressaltou. Além de Alves, disputa a sucessão de Marco Maia (PT-RS) na presidência da Câmara, os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Ronaldo Fonseca (PR-DF) e Rose de Freitas (PMDB-ES).
Segundo o coordenador da bancada da Bahia na Câmara Federal, deputado Daniel Almeida (PCdoB), a presença deve ser quase “unânime” no almoço em apoio ao peemedebista. Todos os 39 deputados que integram a ala foram convidados.
Ontem Henrique Alves teria minimizado as acusações relacionadas ao seu nome. Ele preferiu ressaltar que sua “campanha está cada vez melhor” e que não há nenhuma irregularidade no uso de seus recursos da Casa, portanto que não se sentia acusado por nada.
@@@@@
Wagner diz que há uma “área cinzenta” entre os poderes Legislativo e Judiciário
O governador Jaques Wagner (PT) disse ontem que o impasse em torno das novas regras de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) reflete a existência de uma “área cinzenta entre o Judiciário e o Legislativo” no país. Na terça-feira, o presidente interino do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, pediu explicações ao Congresso sobre a ausência da votação das novas regras do FPE. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), respondeu que o órgão não deveria intervir no tema. Há dois anos, quando o Supremo considerou as atuais regras de rateio desatualizadas e ilegais, deu um prazo até 2012 para que o Congresso aprovasse uma nova maneira de partilha. Sem acordo, ela não foi aprovada e os critérios antigos continuam sendo usados. Questionado sobre o tema, Wagner cobrou “bom senso” daqueles “que têm responsabilidade com os três poderes da República e com a democracia brasileira”. “A gente não trabalha no arroubo”, disse Wagner. Disse concordar com Sarney e citou a existência do que chamou de “área cinzenta” entre o Judiciário e o Legislativo. Sobre os dois anos sem consenso, o governador afirmou que não entraria “no mérito sobre a morosidade do Congresso de votar leis”. Leia mais na Tribuna da Bahia.
@@@@@
Chuva e horário de pico deixam trânsito complicado
Nesta noite de quarta-feira, chove em diversas partes da capital baiana. A chuva e o horário de pico provocam congestionamentos em diversos pontos da cidade. Segundo informações de internautas, está chovendo forte na Rótula do Abacaxi, Federação e Pituba. Também chove em Brotas, no Loteamento Aquarius. A chuva deixa o trânsito engarrafado no Comércio, na av. Magalhães Neto sentido av. Tancredo Neves, na av. Bonocô sentido Iguatemi, na av. Barros Reis sentido Rótula do Abacaxi e na av. Paralela. Uma internauta relatou que há um ponto de alagamento na av. Bonocô, perto da entrada da Rótula do Abacaxi. Internautas relatam alagamento na região do Mercado do Peixe (Cidade Baixa), Sete Portas e av. Dois Leões. Na av. Magalhães Neto sentido Orla, o trânsito flui sem maiores complicações, assim como na av. Bonocô sentido Lapa e na área do Elevador Lacerda. (iBahia)
@@@@@
UPB elege primeira mulher presidente
Maria Quitéria é eleita e assume a presidência da União dos Municípios da Bahia. Wilson Cardoso acusou a adversária de ter usado a UPB como comitê de campanha e disse que Caetano maquiou a defesa dos royalties
Lílian Machado - IG
Após uma campanha acirrada, com provocações entre os candidatos do mesmo partido, o PSB, 352 prefeitos baianos elegeram a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta quarta-feira (23/01).
Sucessora do atual presidente, Luiz Caetano (PT), Quitéria venceu por uma diferença de 66 votos o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso.
207 gestores decidiram acompanhar a atual vice-prefeita da entidade, enquanto 141 preferiram Cardoso, que conseguiu a adesão de muitos governistas, além de prefeitos de partidos da oposição no Estado, a exemplo do DEM e do PMDB.
Nos bastidores, a eleição da socialista, que liderou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, foi creditada ao apadrinhamento do deputado João Leão (PP), de Caetano e a mobilização de alguns secretários estaduais que teriam pedido votos. Consta que o ex-prefeito de Camaçari, que tenta viabilizar o próprio nome, saiu forte do processo.
Até o último minuto antes de finalizar o pleito, os postulantes buscaram atrair a atenção de seus eleitores. Cardoso levou um grupo de 50 cabos eleitorais para gritarem seu nome. Quitéria também era acompanhada por militantes, a maioria do seio petista.
Em frente à entidade no CAB teve bandas de fanfarras, faixas e cartazes com os nomes e os lemas das candidaturas. Eles também contaram com a força dos deputados que compareceram ao ato. Do lado de Quitéria, marcou presença o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT) e Nelson Pelegrino (PT). “É a vez da mulher”, diziam.
Quitéria comemorou o resultado. Ela disse que não via a hora de sua eleição ser confirmada. “Quero que isso acabe logo. Eu primo pela harmonia”, resumiu enfatizando a sua “defesa pelo municipalismo”. Ela não quis responder as declarações do colega em relação ao processo eleitoral.
Em apoio a Wilson Cardoso estiveram no local, os deputados federais Lúcio Vieira Lima (PMDB) e José Carlos Araújo (PSD) e os estaduais, Leur Lomanto Jr. e Pedro Tavares, ambos peemedebistas.
Durante a votação, Cardoso frisou a “pressão” governista para que a concorrente ganhasse, enquanto ele seria o candidato sem cor partidária. “Se eu ganhar é a vitória da luta. Se eu perder é porque os prefeitos ainda querem uma UPB atrelada ao governo. Não querem uma UPB independente”, disparou.
Wilson também acusou a chapa adversária de ter usado a UPB como “comitê de campanha” e disse que Caetano maquiou a defesa da divisão dos royalties. “Se os deputados do PT votaram contra ele fez de conta que fez o movimento”, atacou.
Caetano rebateu. “Muito pelo contrário. Eu participei da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que é uma entidade que bate forte no governo federal. Na verdade eu comecei a luta aqui no Nordeste”, afirmou. Caetano admitiu na quarta-feira (23) a correlação com 2014, porém frisou que esse pleito “não é determinante”.
Antes do resultado, o governador comentou em entrevista coletiva que a UPB era uma instituição suprapartidária. “A UPB é uma instituição que pertence aos prefeitos e alguns ações até politizaram a instituição, o que não concordo”, afirmou.
@@@@@
Diário espanhol paralisa distribuição por foto falsa de Chávez entubado
Madri, 24 jan (EFE).- O diário espanhol 'El País' decidiu paralisar a distribuição da edição desta quinta-feira por conta de uma foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias fornecera ao periódico afirmando que se tratava do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
O periódico também retirou a imagem da sua edição digital, onde, segundo aponta em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora.
No texto que acompanhava a foto, o 'El País' informava que não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem.
Após constatar que a foto oferecida não correspondia a Chávez, o periódico espanhol 'paralisou a distribuição de sua edição impressa e procedeu a enviar uma nova edição aos pontos de venda'.
Chávez se encontra hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica por conta de um câncer 'cujas características o Governo venezuelano não quis precisar', assinala o periódico. EFE
O periódico também retirou a imagem da sua edição digital, onde, segundo aponta em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora.
No texto que acompanhava a foto, o 'El País' informava que não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem.
Após constatar que a foto oferecida não correspondia a Chávez, o periódico espanhol 'paralisou a distribuição de sua edição impressa e procedeu a enviar uma nova edição aos pontos de venda'.
Chávez se encontra hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica por conta de um câncer 'cujas características o Governo venezuelano não quis precisar', assinala o periódico. EFE
@@@@@
Dilma privilegia Nordeste em reuniões com prefeitos no Planalto
Priscila Mendes, G1
Foto: Ricardo Stuckert
Presidenta Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff dedicou parte de sua agenda nas duas últimas semanas para conversar com novos prefeitos eleitos nas capitais do Nordeste. Dos cinco prefeitos recebidos no Planalto neste período, quatro são da região, visitada por Dilma na semana passada, em viagem ao Piauí. Nesta quarta-feira, foi a vez de Luciano Cartaxo (PT), prefeito de João Pessoa (PB); e de Geraldo Júlio (PSB), de Recife (PE). Na segunda, o encontro foi com Roberto Cláudio (PSB), de Fortaleza; e na semana passada, com João Alves Filho (DEM), de Aracaju. O único prefeito de fora da região recebido por Dilma no período foi Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo (SP), que veio a Brasília na sexta. Leia mais no G1.
@@@@@
Coreia do Norte promete testes atômicos tendo EUA como alvo
Por Ju-min Park e Choonsik Yoo
SEUL, 24 Jan (Reuters) - A Coreia do Norte disse na quinta-feira que irá realizar novos lançamentos de foguetes e testes de armas nucleares tendo os Estados Unidos como alvo, numa dramática elevação do tom das suas ameaças contra o seu "inimigo declarado".
O anúncio feito pelo principal órgão militar norte-coreano ocorre um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma resolução que condena a Coreia do Norte por ter lançado um foguete em dezembro, violando sanções internacionais anteriores.
"Não estamos disfarçando o fato de que vários satélites e foguetes de longo alcance que iremos disparar e um teste nuclear de alto nível que iremos realizar estão direcionados para os Estados Unidos", disse a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte, segundo a agência estatal de notícias KCNA.
A Coreia do Sul e outros observadores acreditam que a Coreia do Norte está "tecnicamente pronta" para um terceiro teste nuclear, e a decisão de ir adiante depende do dirigente Kim Jong-un.
A China, único aliado diplomático importante da isolada Coreia do Norte, concordou com a nova
resolução da ONU, assim como havia aceitado a imposição de sanções após testes nucleares feitos por Pyongyang em 2006 e 2009.
A chancelaria chinesa pediu calma e moderação à Coreia do Norte depois do anúncio da quinta-feira, e propôs a retomada da negociação multilateral para a desnuclearização da península coreana, um processo que envolveu EUA, China, Rússia, Japão e as duas Coreias.
Analistas dizem que a Coreia do Norte pode realizar seu teste já em fevereiro. Uma hipótese é que Pyongyang faça a explosão coincidir com o aniversário do falecido líder Kim Jong-il, em 16 de fevereiro.
"A Coreia do Norte vai se sentir traída pela China por ter acatado a mais recente resolução da ONU, e podem estar se voltando também ", disse Lee Seung-yeol, pesquisador-sênior do Instituto Ewha de Estudos da Unificação, em Seul.
Washington reagiu à declaração norte-coreana pedindo imediatamente a Pyongyang que não realize seu terceiro teste nuclear.
"Se a Coreia do Norte testa ou não é algo que cabe à Coreia do Norte", disse Glyn Davies, principal enviado diplomático de Washington para a diplomacia com a Coreia do Norte, durante visita a Seul.
"Esperamos que não faça isso. Pedimos a eles que não façam isso", disse Davies após reunião com autoridades sul-coreanas. "Este não é o momento de elevar as tensões na península coreana."
@@@@@

Na inspeção realizada, nesta quarta-feira, na Maternidade Tsylla Balbino, em Baixa de Quintas, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, constatou a ausência de 30% dos médicos escalados para plantão. Em relação ao quadro geral de profissionais, o abstenteísmo foi de 20,6%. A visita faz parte de uma ação realizada pela Sesab em parceria com a Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) e a Procuradoria-Geral do Estado. O objetivo é verificar o cumprimento de plantões e escalas nas unidades de saúde. Segundo Solla, as faltas serão apuradas e os profissionais poderão receber punições que vão de desconto salarial até sindicância para investigar os motivos da ausência. Solla informou que, visando coibir as faltas, as unidades administradas diretamente pela Sesab – hospitais, centros de referência e pronto-atendimentos – passarão a contar com ponto eletrônico a partir do dia 1º de fevereiro. “Algumas ainda não receberam o ponto, mas até abril acredito que todas as 53 unidades da rede terão o novo equipamento”, disse. Além disso os profissionais vão utilizar também crachás para registrar presença. Leia mais em A Tarde.
@@@@@
Por Keith Weir
O Real, que foi campeão espanhol em maio passado pela 32a. vez, se tornou o primeiro clube em qualquer esporte a faturar mais de meio bilhão de euros (664 milhões de dólares) num ano, disse a Deloitte em seu relatório intitulado "Football Money League for 2011-12".
Os dois principais times da Espanha continuam atraindo públicos superiores a 80 mil espectadores por partida, e também têm um acordo diferenciado para a transmissão televisiva, recebendo mais dinheiro que os demais. O fato de esses times também terem muitos torcedores espalhados pelo mundo contribui para o bom resultado.
Em terceiro lugar na lista aparece o Manchester United, apesar da temporada ruim em 2011-12, quando o time ficou sem nenhum troféu pela primeira vez desde 2005.
Bayern de Munique, Chelsea e Arsenal aparecem em seguida na lista, nas mesmas posições da edição anterior.
No total, o faturamento dos 20 maiores clubes de futebol do mundo -todos da Europa- subiu 10 por cento na temporada, chegando a 4,8 bilhões de euros. Esses times respondem por mais de um quarto de todo o faturamento do mercado futebolístico europeu, num sinal da grande disparidade entre ricos e pobres no esporte.
O relatório também faz uma avaliação do mercado futebolístico em algumas outras regiões, inclusive no Brasil.
"Não obstante estarem amparados pela economia em crescimento e serem capazes de gerar mais faturamento do que os clubes de outros lugares da América Latina, os clubes da Série A do Brasil são incapazes de se equiparar aos seus homólogos europeus mais fortes", diz o relatório.
"Estimamos que os clubes brasileiros com maiores faturamentos relatados, Corinthians e São Paulo, ficariam entre os 50 maiores clubes do ‘Money League', com faturamentos em torno de 70 a 80 milhões de euros."
@@@@@
Segundo ele, Lula viria para ao escritório nesta quarta-feira, mas decidiu viajar para lugar não divulgado. Okamotto ressaltou que o grupo tem a solidariedade do ex-presidente, mas que ele, Okamotto, não concorda com o método dos invasores. "Eles têm a solidariedade do presidente Lula para resolver o problema do assentamento e de todos nós. O que eu não posso concordar é com os métodos que eles estão usando. Eu acho que é inadequado, não pediram sequer uma audiência. Nunca pediam apoio", reclamou o diretor-presidente do Instituto Lula.
Okamotto afirmou ainda que tudo o que a entidade poderia fazer pelos invasores, além de oferecer "café e água", já foi feito. "Mais do que isso é dizer que o movimento deles está certo, mas que a forma não me parece muito correta."
Ele transmitiu aos sem-terra a disposição da presidência do Incra em recebê-los, desde que eles deixem o Instituto Lula e a sede do Incra em São Paulo. "Por enquanto, estão como nossos convidados aí, mas não podem ser convidados eternos, têm de achar uma solução", disse o diretor-presidente descartando uma medida judicial para a retirada dos invasores neste momento. "A partir de agora é a relação deles com o governo. O nosso papel é só levar os fatos que ocorreram para ver se as autoridades tomam alguma providência", completou.
De acordo com Okamotto, que teve o consentimento dos invasores para entrar no prédio, as instalações estão preservadas. Com essa ação, ele já avisou que pretende mudar os procedimentos de segurança do Instituto Lula para evitar ações semelhantes. "Certamente algumas rotinas terão de ser alteradas."
@@@@@

SEUL, 24 Jan (Reuters) - A Coreia do Norte disse na quinta-feira que irá realizar novos lançamentos de foguetes e testes de armas nucleares tendo os Estados Unidos como alvo, numa dramática elevação do tom das suas ameaças contra o seu "inimigo declarado".
O anúncio feito pelo principal órgão militar norte-coreano ocorre um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma resolução que condena a Coreia do Norte por ter lançado um foguete em dezembro, violando sanções internacionais anteriores.
"Não estamos disfarçando o fato de que vários satélites e foguetes de longo alcance que iremos disparar e um teste nuclear de alto nível que iremos realizar estão direcionados para os Estados Unidos", disse a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte, segundo a agência estatal de notícias KCNA.
A Coreia do Sul e outros observadores acreditam que a Coreia do Norte está "tecnicamente pronta" para um terceiro teste nuclear, e a decisão de ir adiante depende do dirigente Kim Jong-un.
A China, único aliado diplomático importante da isolada Coreia do Norte, concordou com a nova
resolução da ONU, assim como havia aceitado a imposição de sanções após testes nucleares feitos por Pyongyang em 2006 e 2009.
A chancelaria chinesa pediu calma e moderação à Coreia do Norte depois do anúncio da quinta-feira, e propôs a retomada da negociação multilateral para a desnuclearização da península coreana, um processo que envolveu EUA, China, Rússia, Japão e as duas Coreias.
Analistas dizem que a Coreia do Norte pode realizar seu teste já em fevereiro. Uma hipótese é que Pyongyang faça a explosão coincidir com o aniversário do falecido líder Kim Jong-il, em 16 de fevereiro.
"A Coreia do Norte vai se sentir traída pela China por ter acatado a mais recente resolução da ONU, e podem estar se voltando também ", disse Lee Seung-yeol, pesquisador-sênior do Instituto Ewha de Estudos da Unificação, em Seul.
Washington reagiu à declaração norte-coreana pedindo imediatamente a Pyongyang que não realize seu terceiro teste nuclear.
"Se a Coreia do Norte testa ou não é algo que cabe à Coreia do Norte", disse Glyn Davies, principal enviado diplomático de Washington para a diplomacia com a Coreia do Norte, durante visita a Seul.
"Esperamos que não faça isso. Pedimos a eles que não façam isso", disse Davies após reunião com autoridades sul-coreanas. "Este não é o momento de elevar as tensões na península coreana."
@@@@@
Inspeção constata que 30% dos médicos faltaram ao trabalho
Luan Santos, A Tarde
Foto: Marco Aurélio Martins | Ag. A Tarde
Segundo Solla, as faltas serão apuradas e os profissionais poderão receber punições
Na inspeção realizada, nesta quarta-feira, na Maternidade Tsylla Balbino, em Baixa de Quintas, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, constatou a ausência de 30% dos médicos escalados para plantão. Em relação ao quadro geral de profissionais, o abstenteísmo foi de 20,6%. A visita faz parte de uma ação realizada pela Sesab em parceria com a Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) e a Procuradoria-Geral do Estado. O objetivo é verificar o cumprimento de plantões e escalas nas unidades de saúde. Segundo Solla, as faltas serão apuradas e os profissionais poderão receber punições que vão de desconto salarial até sindicância para investigar os motivos da ausência. Solla informou que, visando coibir as faltas, as unidades administradas diretamente pela Sesab – hospitais, centros de referência e pronto-atendimentos – passarão a contar com ponto eletrônico a partir do dia 1º de fevereiro. “Algumas ainda não receberam o ponto, mas até abril acredito que todas as 53 unidades da rede terão o novo equipamento”, disse. Além disso os profissionais vão utilizar também crachás para registrar presença. Leia mais em A Tarde.
@@@@@
Real e Barça continuam sendo os clubes com maior renda no mundo
Por Keith Weir
LONDRES, 24 Jan (Reuters) - O Real Madri e o Barcelona provaram que a paixão dos espanhóis pelo futebol não foi afetada pela crise econômica, e se consolidaram como os times de maior faturamento no esporte mais popular do mundo, segundo a empresa de serviços empresariais Deloitte, em relatório divulgado na quinta-feira.
O Real, que foi campeão espanhol em maio passado pela 32a. vez, se tornou o primeiro clube em qualquer esporte a faturar mais de meio bilhão de euros (664 milhões de dólares) num ano, disse a Deloitte em seu relatório intitulado "Football Money League for 2011-12".
Os dois principais times da Espanha continuam atraindo públicos superiores a 80 mil espectadores por partida, e também têm um acordo diferenciado para a transmissão televisiva, recebendo mais dinheiro que os demais. O fato de esses times também terem muitos torcedores espalhados pelo mundo contribui para o bom resultado.
Em terceiro lugar na lista aparece o Manchester United, apesar da temporada ruim em 2011-12, quando o time ficou sem nenhum troféu pela primeira vez desde 2005.
Bayern de Munique, Chelsea e Arsenal aparecem em seguida na lista, nas mesmas posições da edição anterior.
No total, o faturamento dos 20 maiores clubes de futebol do mundo -todos da Europa- subiu 10 por cento na temporada, chegando a 4,8 bilhões de euros. Esses times respondem por mais de um quarto de todo o faturamento do mercado futebolístico europeu, num sinal da grande disparidade entre ricos e pobres no esporte.
O relatório também faz uma avaliação do mercado futebolístico em algumas outras regiões, inclusive no Brasil.
"Não obstante estarem amparados pela economia em crescimento e serem capazes de gerar mais faturamento do que os clubes de outros lugares da América Latina, os clubes da Série A do Brasil são incapazes de se equiparar aos seus homólogos europeus mais fortes", diz o relatório.
"Estimamos que os clubes brasileiros com maiores faturamentos relatados, Corinthians e São Paulo, ficariam entre os 50 maiores clubes do ‘Money League', com faturamentos em torno de 70 a 80 milhões de euros."
@@@@@
O diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, se reuniu nesta quarta-feira com os invasores da entidade e disse aos jornalistas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou "chateado" com a ação dos sem-terra. "Relatei o movimento e ele ficou chateado porque o pessoal invadiu e ele teve de mudar a agenda, mas faz parte", disse Okamotto.
Leia também:Grupo sem-terra decide permanecer no local invadido
Movimento está preparado para virar partido, diz Marina
Leia também:Grupo sem-terra decide permanecer no local invadido
Movimento está preparado para virar partido, diz Marina
Segundo ele, Lula viria para ao escritório nesta quarta-feira, mas decidiu viajar para lugar não divulgado. Okamotto ressaltou que o grupo tem a solidariedade do ex-presidente, mas que ele, Okamotto, não concorda com o método dos invasores. "Eles têm a solidariedade do presidente Lula para resolver o problema do assentamento e de todos nós. O que eu não posso concordar é com os métodos que eles estão usando. Eu acho que é inadequado, não pediram sequer uma audiência. Nunca pediam apoio", reclamou o diretor-presidente do Instituto Lula.
Okamotto afirmou ainda que tudo o que a entidade poderia fazer pelos invasores, além de oferecer "café e água", já foi feito. "Mais do que isso é dizer que o movimento deles está certo, mas que a forma não me parece muito correta."
Ele transmitiu aos sem-terra a disposição da presidência do Incra em recebê-los, desde que eles deixem o Instituto Lula e a sede do Incra em São Paulo. "Por enquanto, estão como nossos convidados aí, mas não podem ser convidados eternos, têm de achar uma solução", disse o diretor-presidente descartando uma medida judicial para a retirada dos invasores neste momento. "A partir de agora é a relação deles com o governo. O nosso papel é só levar os fatos que ocorreram para ver se as autoridades tomam alguma providência", completou.
De acordo com Okamotto, que teve o consentimento dos invasores para entrar no prédio, as instalações estão preservadas. Com essa ação, ele já avisou que pretende mudar os procedimentos de segurança do Instituto Lula para evitar ações semelhantes. "Certamente algumas rotinas terão de ser alteradas."
@@@@@
SSP apresenta projeto de centro para emergências
Samuel Lima e André Uzêda, A Tarde
Foto: Fernando Amorim | Ag. A Tarde
Secretário anuncia verba de R$ 130 milhões para a construção do Cige
Um efetivo de 200 pessoas trabalhando 24 horas por dia. Esta é a rotina prevista para o funcionamento do Centro Integrado de Gestão e Emergências (Cige), projetado para atender às demandas nas áreas de segurança pública e defesa civil durante grandes eventos, como a Copa das Confederações, em junho, e a Copa do Mundo de 2014. O Cige foi apresentado nesta quarta-feira, 23, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, em solenidade realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Paralela. “O objetivo é criar um centro de integração policial, ajudando a população a prevenir e elucidar qualquer tipo de ocorrência. Vamos investir R$ 130 milhões no centro que ficará de legado para a cidade após os eventos”, pontuou Teles Barbosa. Leia mais em A Tarde.

Comentários
Postar um comentário