Pular para o conteúdo principal

Idosos rurais se encontram em Feira de Santana


Por Genaldo de Melo

Nos dias 16 e 17 de fevereiro a FETAG-BA e a CONTAG, através de suas respectivas Secretarias da Terceira Idade, realizaram em Feira de Santana a I Plenária Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais, com a participação de 118 representantes de 54 municípios de todas as regiões do Estado da Bahia.

No Evento foi realizada uma análise conjuntural do processo de envelhecimento da população rural no Brasil, através de exposição dialogada da assessoria da CONTAG. Do mesmo modo participativo foi feito um grande debate do Documento Base da CONTAG sobre o tema da Terceira Idade no campo, bem como para a elaboração de sugestões para o Plano de Ação da Secretaria Nacional da Terceira Idade do Movimento Sindical dos Trabalhadores/as Rurais, até o próximo Congresso Nacional. No mesmo Evento foi constituída a Comissão Estadual da Terceira Idade, bem como definida as diretrizes de atuação da mesma nesse próximo período.

Além de representantes de todas as regiões da Bahia, presentes também estavam Claúdio Bastos e José Antonio da Silva, respectivamente Presidente e Secretário de Finanças da FETAG-BA, José Jean Carlos Machado, Josefa Rita, Rita Miranda, Maria Cristina e José Hildon, ambos diretores da mesma Federação, Natalino Cassário, Secretário da Terceira Idade da CONTAG, Florisvaldo Campos, da Coordenação Regional da CTB-Bahia em Feira de Santana, e Raimundo Loyola, Coordenador da Secretária Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Para o Presidente da FETAG-BA, Cláudio Bastos, esse é momento é ímpar para pensarmos ações efetivas que de fato possam incluir socialmente a população da Terceira Idade, bem como para influenciar os governos para construir Políticas Públicas que possam ajudar no Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário a partir do fortalecimento dos idosos rurais, que segundo as estatísticas em pouco tempo superam as demais parcelas da população no campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA

 

A cada dia aumenta o número de pré-candidatos em Feira de Santana, agora é Dilton Coutinho

Por Genaldo de Melo Mais um nome entra na fogueira das discussões e cogitações para ser candidato ao Paço Municipal em Feira de Santana, e o assunto não deixa de ser cogitado hoje em rodas de conversas, jornais, sites e blogs, além do mundo política da cidade. Dessa vez surge como candidato o radialista Dilton Coutinho, nome bastante conhecido nos meios de comunicação local. Ontem em entrevista no seu programa Acorda Cidade na rádio Sociedade de Feira FM o deputado federal Fernando Torres (PSD) disse ser pré-candidato a prefeito, mas caso Dilton resolva ser do mesmo modo, ele oferece seu partido para abrigar o comunicador como candidato: “Eu sou pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, mas se você for Dilton Coutinho eu abro mão. O PSD está a sua disposição amigo Dilton Coutinho”, disse Fernando Torres, presidente do PSD no município. Do mesmo modo a discussão apareceu ontem na Câmara de Vereadores pela vereadora Eremita Mota (PDT e pelo vereador David Neto (PTN).

A verdade sobre o esvaziamento das palavras golpe e "Fora Temer"

Por Genaldo de Melo Com a falta de povo nas ruas a mídia trabalha constantemente o esvaziamento do sentido real da palavra "golpe" que está acontecendo de fato.  A palavra "golpe" repete-se, repete-se, e repete-se como um mantra que perdeu o significado.  Num momento tão crucial como este, em que o projeto de governo eleito pelo voto democrático está sendo trocado por outro completamente diferente e que não passou pelo crivo das urnas, substituíram as grandes mobilizações de massa pela ação individual alegórica, pois se pulverizou a indignação popular apenas na palavra “golpe” nas redes sociais e em cartazes.  É impossível não notar que isso ocorre ao mesmo tempo em que a tradicional mídia jornalística trocou a aguerrida cobertura dos acontecimentos econômicos e políticos por um atual tom de meras trivialidades.  Quem acompanha o noticiário político e econômico não deixou de perceber que a mesma indignação que impulsiona inúmeras matérias jornalísti...