Pular para o conteúdo principal

República de Curitiba agora resolve censurar jornalismo no Brasil

Por Genaldo de Melo
Alguma coisa não está certa nesse país, ou então estamos sob o regime de exceção consciente, e o juiz da República de Curitiba ultrapassou o limite permitido nos regimes democráticos ao autorizar a condução coercitiva do jornalista Eduardo Guimarães, com o discurso de que este vazou informações sigilosas que não deveriam sair dos segredos da Justiça.

Isso é muito grave e deve ser motivo de preocupação de todos aqueles que trabalham com informações nesse país. Principalmente porque sabemos que desde que começou essa tal da Lava Jato, que parece que nunca termina, todos os dias temos na mídia conservadora informações que deveriam ser sigilosas, mas são repassadas na forma seletiva, colocando no olho do furacão apenas uma força política.

Fica difícil de compreender uma censura dessa natureza a um blogueiro progressista somente porque ele é crítico ao processo investigatório, que parece que somente deve terminar quando inventarem uma prova contra o ex-presidente Lula, porque prova contra ele em três anos não se descobriu, enquanto que contra tucanos e peemedebistas tem aos montes. 

Até mesmo o assessor de comunicação da direita brasileira, o colunista da revista Veja, Reinaldo Azevedo, não se contentou com o que aconteceu na condução coercitiva de um homem que apenas passou informações sobre a prisão de Lula, que recebeu de forma sigilosa apenas como jornalista, do mesmo modo que a Rede Globo, as revistas Época e Veja recebem e repassam todos os dias para seus fanáticos seguidores.

Com uma atitude dessa natureza do Juiz da República de Curitiba, a preocupação não deve ser somente de jornalistas reconhecidos pelo seu trabalho, progressistas e conservadores, mas de todos aqueles que escrevem e procuram opinar sobre os assuntos da política nacional. Se não se pode passar e repassar informações, ou mesmo opinar sobre os mais variados assuntos do mundo político, simplesmente estamos entrando nas trevas de uma ditadura não mais militar, como já tivemos, mas numa ditadura do judiciário.

Isso é muito constrangedor para uma democracia, e muito perigoso para os poucos que não são “drogados” midiáticos! Vou até mesmo tomar cuidado com o que escrevo a partir de agora, porque posso ser proibido...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA

 

Maconha produzida no Nordeste já abastece 40% do mercado nacional, diz pesquisador

Por Genaldo de Melo Contrariando o senso comum de que o Brasil é apenas um consumidor ou uma rota do tráfico de drogas, a região do Nordeste já produz cerca de 40% de toda a maconha consumida no país. O dado foi revelado pelo sociólogo Paulo Cesar Fraga em entrevista à Carta Capital .  “Há um mito de que a maconha consumida no Brasil venha do Paraguai, de que não é um problema nosso. Na verdade, a agricultura familiar e tradicional do sertão nordestino já produz 40% da maconha consumida no país”, disse.  Na entrevista, Fraga refere-se ao chamado “Polígono da Maconha”, região do Nordeste composta por 13 cidades: Salgueiro, Floresta, Belém de São Francisco, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Carnaubeira da Penha e Betânia, todas em Pernambuco, e Juazeiro, Curaçá, Glória e Paulo Afonso, na Bahia.  De acordo com o sociólogo, o plantio de cannabis na região deve-se, principalmente, ao baixo investimento de governos para o desenvolvimento daqueles municíp

KAFKIANOS NOVOS NO CONGRESSO

 Por Genaldo de Melo O adágio popular de que brasileiro não sabe votar, não se aplica a todos os cidadãos e cidadãs, mas é um fato a ser considerado em relação a uma grande parcela dos nossos eleitores. Ao observar o atual quadro de deputados federais dessa legislatura, a conclusão é infalível de que realmente parcela do povo brasileiro confunde politica com circo e com falta de inteligência e cultura para ser representante político. Na história política brasileira sempre houve folclore e aberrações no parlamento, mas dessa vez estamos diante de um absurdo kafkiano. Parcela dos deputados eleitos são mentecaptos, que estão no Congresso para agredir com insultos monossilábicos, berrar palavrão e passar vergonha em audiências públicas convocadas por eles mesmos, e confundir CPI com redes sociais. Nunca vi oposição sem apresentar a solução. Nunca vi deputado querer "lacrar" com seus próprios crimes. Nunca vi deputado propor CPI contra ele mesmo, ou sem fato jurídico def