Pular para o conteúdo principal

Principais notícias de hoje

Bahia: PT lança ofensiva e corteja Imbassahy
Lílian Machado REPÓRTER
A um mês do início das convenções partidárias, as articulações se intensificam nos bastidores políticos para a disputa do Palácio Thomé de Souza na capital baiana e abre-se um novo cenário na sucessão.

Dessa vez estão em jogo os diálogos entre os petistas e a liderança do PSDB, deputado federal Antonio Imbassahy, que apesar de estarem em lados opostos já se uniram no plano municipal, nas últimas eleições para prefeitura em 2008, quando Imbassahy ganhou a presença do governador Jaques Wagner em sua convenção e no segundo chegou a apoiar o candidato Walter Pinheiro (PT).

Informações publicadas no site Política Livre mostram que essa aliança poderia se repetir. Fontes que preferiram manter o anonimato confirmaram à reportagem da Tribuna que os líderes petistas teriam procurado Imbassahy nos últimos dias a fim de tratar sobre a questão.

Consta que o PT estaria já testando o nível de insatisfação do PSDB com o aliado DEM nas negociações para o pleito de outubro e já teria convidado o deputado para conversar, com o objetivo de obter o apoio da liderança tucana e estremecer a candidatura do deputado federal ACM Neto, que caso não feche a dobradinha com o PSDB poderá ficar isolado na disputa.
Além de tentar expandir o leque de apoios, a intenção do pré-candidato do PT, Nelson Pelegrino, é a de atingir o projeto de Neto, que segundo avaliações internas permanece em primeiro lugar em Salvador. Até o momento, Pelegrino só tem como partido de peso ao seu lado, o PSD. Das agremiações menores, também apóiam o petista o PSL, o PSDC e o PRP.
Há rumores de que Pelegrino teria colocado o senador Walter Pinheiro para conversar com Imbassahy, justamente seguindo o clima de insatisfação entre os tucanos e os democratas.

É certo que o PSDB estaria aguardando o fechamento das questões em São Paulo. Lá as tratativas indicam que o DEM apoiará o candidato do PSDB à prefeitura da cidade, José Serra. Consequentemente estaria fechado em Salvador o apoio dos tucanos a ACM Neto.
Mas, enquanto essa questão não se acerta, as divergências permanecem. Há quem cogite até mesmo divergências dentro do PSDB e que se o partido impor apoio a Neto a todo custo, Imbassahy poderá ter liberdade para migrar. A reportagem não conseguiu falar com o deputado Imbassahy, mas sua assessoria de imprensa informou que ele deverá se pronunciar somente, após, as conversas em São Paulo serem fechadas.

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, disse que “embora o partido não possa abrir mão de qualquer construção que possibilite ganhar no primeiro turno, no momento não existe conversa com siglas que fazem oposição a presidente Dilma em Salvador”.
 
Fonte: Tribuna da Bahia
 
 
@@@@@@@@@@@
 
 
Bahia: PCdoB deve retirar candidatura em Conquista
Lílian Machado REPÓRTER
Os comunistas devem recuar da candidatura própria em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. O partido, que apresentava o deputado estadual Jean Fabrício como pré-candidato à prefeitura, deve ceder às articulações do PT, que leva em frente o projeto de reeleição do prefeito Guilherme Menezes.

O parlamentar, que chegou a dizer que a aliança com os petistas só aconteceria no segundo turno, disse ontem que o partido já revê o posicionamento.
Nos bastidores há rumores de que está em jogo a possibilidade de o partido ampliar o espaço no governo municipal, emplacando as secretarias de Desenvolvimento Social, que pode ser dirigida pela professora e atual coordenadora de Turismo do município, Vivalda Braga, e a de Meio Ambiente. Há informações de que o assunto teria sido tratado com o prefeito, que deixou clara a disponibilidade de articular mais espaços para o aliado na administração.
Conforme o deputado estadual Jean Fabrício, a posição do PCdoB será definida após conversa entre os dirigentes e representantes das duas siglas nos próximos dias.
O deputado descartou que os cargos justifiquem a chance de recuo. No entanto, confirmou que deve sentar com o prefeito para dialogar o cenário.
“Não há negociação de cargos, mas apenas um diálogo maior que possa refletir no futuro do município. Essa questão é só especulação não tem nada fechado. Vamos decidir se sim ou se não”, afirmou.
Segundo Fabrício, o que está sendo revisto é a importância da unidade.
“Trata-se da composição para os partidos da base do governo no intuito de que se mantenham unidos também no município”, ressaltou.
Questionado sobre o quadro da eleição municipal, o comunista não titubeou ao valorizar o peso de seu apoio.
“Eu apoiando, ele (prefeito Guilherme Menezes) ganha no primeiro turno”, disse.
Anteriormente, os comunistas destacavam que não era obrigatória a aliança no primeiro turno, já que existiria a chance de segunda etapa, onde o apoio seria facilmente viabilizado.
A candidatura de Fabrício chegou a ser lançada no município.
 
Fonte: Tribuna da Bahia
 
 
@@@@@@@@@@@
 
 
Bahia: Wagner confirma ida de Borges para o BB
Fernanda Chagas subeditora
Pode-se dizer que a tão esperada confirmação em torno da ida do presidente estadual do PR, o ex-senador César Borges, para a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil e a consequente união do PR com o PT baiano, mesmo diante de algumas resistências, enfim deve ser concretizada.

Ao menos, foi o que deixou claro o governador Jaques Wagner (PT), durante coletiva de imprensa na Arena Fonte Nova, onde participou de uma visita ontem, na companhia do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do prefeito João Henrique (PP).

De forma categórica, Wagner afirmou que a decisão em torno da indicação do progressista está consumada e que a sua nomeação deve ser sacramentada em reunião do Conselho Administrativo do BB, na próxima segunda-feira (21). Sem hesitar, o líder petista disse ainda que no que diz respeito ao enlace no estado, da sua parte está aberto. “Tenho dito que vou trabalhar para diminuir adversários e ampliar aliados. Da minha parte, estarei aberto”, fez questão de pontuar.

Sobre a ida de Borges para o Banco do Brasil, disse que trata-se de uma decisão da presidente Dilma Rousseff e que deve ser ratificada o quanto antes. Contudo, negou que a indicação do ex-senador como substituto de Ricardo Oliveira tenha relação com as negociações para a volta do PR à base do governo federal. Apesar disso, admitiu a tentativa de reaproximação com a legenda republicana em âmbito federal e reconheceu que as articulações têm impacto na Bahia.
Informações do site Política Livre, inclusive, dão conta de que, apesar da distância que separava Borges e Wagner desde a sucessão estadual passada, quando Jaques Wagner (PT) passou a considerar que ele fora desleal no episódio que resultou em sua ida para a campanha do peemedebista Geddel Vieira Lima, o governador deu a palavra final sobre a indicação do ex-senador para a vice-presidência governamental do Banco do Brasil.

Depois de decidir conversar com Borges, cumprindo promessa que fizera a ele na campanha à Presidência, Dilma Rousseff incumbiu Wagner de telefonar ao ex-senador para pedir que ele fosse encontrá-la na semana passada em Brasília. Do encontro, Borges saiu com a nomeação ao BB garantida.

Como reforço de que o casamento está mesmo prestes a ser selado, um dos deputados mais combativos da oposição na Assembleia, e que deixava clara sua repulsa pela possível aliança, admitiu ontem, através de nota, que a possibilidade de apoio do PR ao deputado Nelson Pelegrino, candidato do PT à Prefeitura do Salvador, já é uma realidade.

“Essa não é uma questão imposta, e sim democrática. Mas o que eu percebo é que a bancada federal quer isso, enquanto que a estadual permanece dividida, mas existem amplas possibilidades de compor o bloco governista, caso seja este o caminho do partido, a vontade do presidente regional, César Borges, que irá ocupar a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil”.
Elmar afirmou ainda que o convite partiu da presidente Dilma, em contato telefônico com César, mas tem certeza de que o governador Wagner foi consultado antes que o convite fosse efetuado e foi favorável. “Sou homem de partido e acompanharei o presidente. Se houver um acordo entre César Borges e o governador Jaques Wagner, não serei empecilho”.

Com isso, na atual conjuntura, o único entrave seria o deputado Sandro Régis, já que os parlamentares Reinaldo Braga e Graça Pimenta, assim como toda cúpula federal, há muito se mostram inclinados a marchar com o governo. A Tribuna tentou sem sucesso contato com o ex-senador. Fontes ligadas a ele asseguram que ele só falará sobre o assunto após concretização do ato.
 
Fonte: Tribuna da Bahia
 
 
@@@@@@@@@@@
 
 

Valorização da moeda americana deverá pressionar preços de energia e aluguel, preveem economistas

Em contrapartida, os preços de alimentos e de minérios não deverão sofrer grandes variações por causa da retração na economia externa, que empurra para baixo os preços das commodities – bens primários com cotação internacional...

Valorização da moeda americana deverá pressionar preços de energia e aluguel, preveem economistas
Brasília – A valorização do dólar, que fechou acima de R$ 2 pela primeira vez em quase três anos, terá efeito sobre a inflação, principalmente sobre os preços do aluguel e da energia, preveem economistas.

Em contrapartida, os preços de alimentos e de minérios não deverão sofrer grandes variações por causa da retração na economia externa, que empurra para baixo os preços das commodities – bens primários com cotação internacional.

A avaliação foi feita por especialistas ouvidos pela Agência Brasil. Para os economistas, mesmo com o encarecimento de alguns tipos de produtos e serviços, os impactos sobre os preços serão diluídos e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, tende a fechar o ano abaixo dos 6,5% registrados em 2011.

O economista-chefe da consultoria Austin Ratings, Alex Agostini, acredita que a inflação oficial vá encerrar 2012 em 5,6%. O percentual indica aceleração em relação à variação de 5,1%, acumulada em 12 meses até abril. Mesmo assim, o repique não deverá ameaçar o cumprimento da meta, cujo teto é 6,5%.

Agostini, no entanto, admite que a valorização do câmbio interferirá nos índices gerais de preços (IGP), calculados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Isso porque esses índices têm 60% do cálculo baseado na variação dos preços no atacado, que refletem as variações no dólar com mais rapidez. O IGP-M, por exemplo, é o índice usado para corrigir a energia e o aluguel.

Em relação aos preços dos alimentos, a subida do dólar não deverá ter impacto no bolso dos consumidores. “As turbulências na Europa e a desaceleração na China têm diminuído os preços das commodities. Essa queda é o que compensa a alta do dólar”, explica Agostini.

A contaminação generalizada dos preços pelo câmbio pode ocorrer, mas os próprios especialistas consideram esse cenário improvável. O professor Fábio Kanczuk, da Universidade de São Paulo (USP), acredita que o impacto do câmbio sobre a inflação só será duradouro se o dólar ficar em torno de R$ 2 por muito tempo. “Se o dólar for persistente, aí, sim, haverá algum efeito sobre a inflação”, prevê.

Uma eventual alta da inflação poderá fazer o Banco Central (BC) interromper o ciclo de queda dos juros básicos. Para Agostini, o Comitê de Política Monetária (Copom) diminuirá a taxa Selic para 8% ao ano na próxima reunião, que ocorre no final do mês, mas ele acredita que essa será a última redução. “O câmbio pode azedar anseios por queda de juros para abaixo de 8%”, avalia.

Professor de economia internacional da FGV, André Nassif diz que haverá algum repasse da alta do dólar para os preços. Ele, no entanto, considera que o BC lançará mão de outras medidas além dos juros básicos para conter a inflação.

“O BC pode usar o compulsório [recursos que os bancos são obrigados a recolher à autoridade monetária] e as medidas de controle do crédito para lidar com a inflação sem mexer na taxa Selic”.

Fonte: Agência Brasil


@@@@@@@@@@@


Relator apresenta pedido para Gurgel responder CPI por escrito

Petistas inicialmente defenderam ida do procurador-geral ao Congresso para prestar esclarecimentos aos parlamentares

Relator apresenta pedido para Gurgel responder CPI por escrito
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deputado Odair Cunha (PT-MG), acaba de formalizar na tarde desta terça-feira um pedido para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, responda por escrito às dúvidas dos parlamentares sobre o caso Cachoeira.

A decisão de apresentar um requerimento de informações a Gurgel foi definida em reunião da bancada petista na manhã de hoje. Inicialmente, o PT defendia a ida do procurador-geral ao Congresso para esclarecer o motivo de ter deixado de investigar na Operação Vegas, de 2009, a ligação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) com o grupo de Carlos Cachoeira.

Porém, a legenda desceu o tom contra Gurgel após reação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, à pressão dos parlamentares. “A resposta tem que ser dada não para o PT, mas para a polícia”, disse ao iG Odair Cunha, um dos que já defendia a explicação por escrito do procurador-geral, referindo-se ao requerimento de informações.

A convocação do procurador-geral abriu uma crise entre Ministério Público e Polícia Federal. Em depoimento sigiloso à CPI, o delegado Raul Marques responsabilizou a subprocuradora da República, Claudia Sampaio, que é mulher de Gurgel, por paralisar as investigações da Vegas. A subprocuradora rebateu afirmando que ia arquivar a Vegas em, mas que “o doutor Raul foi categórico ao pedir para esperar, para não atrapalhar investigações em curso".

Na reunião, os petistas também acertaram de fazer um levantamento de outros nomes ligados a Carlos Cachoeira para serem convocados à CPI. Um deles seria o sobrinho de Cachoeira, Leonardo Almeida Ramos. Segundo a Polícia Federal, foram usados três cheques de Ramos na compra de imóvel, por Cachoeira, para o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Perillo também está na mira dos petistas, mas sua convocação à CPI, por negócios com Cachoeira, tem sido adiada. O motivo é que integrantes da comissão condicionam a convocação do tucano a dos governadores Sérgio Cabral (PMDB) e Agnelo Queiroz (PT), ambos governistas.

Fonte: G1


@@@@@@@@@@@


TSE reduz de R$ 900 mil para R$ 20 mil o valor da multa aplicada a Lula

A análise do recurso de Lula foi retomada ontem com o placar de 2 votos a 2. Prevaleceu a tese do ministro Ayres Britto (que já não integra mais o TSE) de que a multa era “desproporcional”. Assim, o valor foi reduzido para R$ 20 mil...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziu de R$ 900 mil para R$ 20 mil o valor da multa aplicada em 2006 ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em agosto daquele ano, no auge da campanha na qual acabou reeleito, o petista foi condenado por propaganda eleitoral irregular devido à publicação da cartilha “Brasil um País de Todos”, que fazia “louvores às realizações do governo federal”, segundo o relator do caso, o ex-ministro José Delgado.

A análise do recurso de Lula foi retomada ontem com o placar de 2 votos a 2. Prevaleceu a tese do ministro Ayres Britto (que já não integra mais o TSE) de que a multa era “desproporcional”. Assim, o valor foi reduzido para R$ 20 mil.

Também nesta terça, o TSE negou pedido do PT para que as emissoras de tevê fossem obrigadas a exibir as inserções nacionais do partido. O PT alegou “motivo excepcional” para encaminhar o plano de mídia às emissoras sem respeitar o prazo mínimo de 15 dias. O argumento, porém, Não convenceu o ministro Arnaldo Versiani.

Fonte: Correio Braziliense


@@@@@@@@@@@


Câmara aprova criminalização de uso indevido da internet

Atualmente, o Brasil não tem uma legislação especifica para punir as pessoas que usam de forma indevida a internet. De acordo com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), esse projeto é um dos mais importantes e contundentes...

Câmara aprova criminalização de uso indevido da internet
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou hoje projeto que tipifica os crimes cibernéticos. A proposta estabelece que aquele que devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores ou ainda adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular poderá ser condenado a prisão de três meses a um ano mais multa. O projeto será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal.

Atualmente, o Brasil não tem uma legislação especifica para punir as pessoas que usam de forma indevida a internet. De acordo com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), esse projeto é um dos mais importantes e contundentes. “Ele irá produzir uma mudança na utilização da internet no Brasil. Inclusive punir os criminosos que roubaram e distribuíram as fotos da atriz Carolina Dieckmann”.

O texto da proposta, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), estabelece também

que se da invasão resultar na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena será de reclusão, de seis meses a dois anos, e multa.

O projeto estabelece, ainda, o aumento da pena de um terço à metade se o crime for cometido contra o presidente da República, governadores e prefeitos, presidente do Supremo Tribunal Federal, presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Assembleia Legislativa, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou de Câmara de Vereadores, ou de dirigente máximo da administração direta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil


@@@@@@@@@@@


Depósitos em poupança superam retiradas em R$ 4,1 bilhões em maio, até dia 9

A aplicação de recursos na poupança ocorre mesmo depois de o governo anunciar mudanças nas regras de remuneração. A Medida Provisória 567, válida desde o dia 4, estabeleceu que sempre quando a taxa básica de juros...

Brasília - Os depósitos em caderneta de poupança superaram as retiradas em R$ 4,182 bilhões, neste mês, até o dia 9 de maio, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados hoje (15). Nesse período, os depósitos chegaram a R$ 35,731 bilhões e as retiradas ficaram em R$ 31,548 bilhões.

Se essa tendência se confirmar, o mês de maio terá a maior captação líquida (mais depósitos que retiradas) da série histórica do BC. Até agora, o maior registro para meses de maio foi em 2010, quando a captação líquida ficou em R$ 2,120 bilhões. Em abril deste ano, o resultado positivo foi R$ 1,977 bilhão.

A aplicação de recursos na poupança ocorre mesmo depois de o governo anunciar mudanças nas regras de remuneração. A Medida Provisória 567, válida desde o dia 4, estabeleceu que sempre quando a taxa básica de juros, a Selic, estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a forma de remuneração muda.

Nesse caso, os depósitos serão corrigidos por 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR). Atualmente, a Selic está em 9% ao ano. Portanto, continua a regra de remuneração de TR mais 0,5% ao mês.

O Banco do Brasil (BB) anunciou hoje (15) que, após o anúncio das novas regras, a captação líquida cresceu. Nos oito primeiros dias úteis no mês, o banco registrou 223% de aumento se comparado ao mesmo período do mês de abril deste ano.

De acordo com o banco, a participação do BB na captação líquida do mercado também registrou crescimento após a alteração nas regras da poupança, passando de 12,4% no dia 4 de maio para 36,9% no dia 8.

Fonte: Agência Brasil


@@@@@@@@@@@@


Ex-consultor, Romney defende banco acusado de fraude financeira nos EUA

Para pré-candidato republicano, rombo de US$2 bi do JPMorgan não é crime, mas sim “riscos da economia de livre mercado”
 
Por Fellipe Mauro
 
O agora único pré-candidato do Partido Republicano à Presidência dos EUA partiu em defesa do banco de investimentos JPMorgan Chase & Co alegando que as suspeitas de fraudes financeiros levantadas pelo Federal Reserve nada mais são do que meramente “riscos da economia de livre mercado”.
 
Em entrevista à emissora norte-americana NBC nesta terça-feira (15/05), Eric Fehrnstrom, principal assessor de Mitt Romney, disse que o pré-candidato é favorável a um certo nível de regulação sobre a economia do país mas que, ao mesmo tempo, não concorda que regras sobre Wall Street, o coração financeiro do planeta, desestimule investimentos.
Nas palavras de seu assessor, Romney, político que trabalhou a vida inteira dentro do mercado financeiro e já foi responsável pela administração de quatro bilhões de dólares em ativos de clientes da corretora BainCapital, se opõe à “punição de companhias” já que “não havia dinheiro de contribuintes em risco”.

Um dia após o JPMorgan anunciar a demissão de sua chefe de investimentos e de o atual presidente e candidato à reeleição Barack Obama defender novamente uma reforma do sistema financeiro e fiscal dos EUA, o principal nome da campanha de Romney argumentou “todos os prejuízos acabaram nas mãos dos investidores” e que “é dessa forma que funciona o mercado público".

Frente à crise da contabilidade e da credibilidade do maior banco de investimentos do mundo, até mesmo o presidente do Federal Reserve, Timothy Geithner, partiu em defesa de profundas reformas de Wall Street. Em uma conferência em Washington, disse que “a falha na administração de ativos de risco representa um caso muito poderoso em favor de uma reforma financeira".

Mas Fehrnstrom insiste: "Mitt Romney não está defendendo ausência de regulação mas sim regras racionais e não incômodas” para as grandes corporações norte-americanas.

Fonte: Opera Mundi


@@@@@@@@@@@


Greve de fome de palestinos faz Israel acabar com prisões preventivas indefinidas

Acordo alcançado nesta segunda-feira terminou com protesto de 1.600 presos que estavam há dois meses sem comer
 
Por Susana Mendosa/ Jerusalém
Efe

Familiares de prisioneiros palestinos comemoram acordo que pôs fim à greve de fome

Depois de quase um mês de greve de fome, 1.600 presos palestinos em prisões israelenses chegaram ontem (14/05) a um acordo para pôr fim a uma greve de fome que já durava dois meses. O protesto dos prisioneiros pressionou o governo de Israel a acabar com o isolamento dos presos e por fim à pratica de renovação indefinida de detenções preventivas, ou seja, sem condenação ou acusação formal.

Os detentos que estavam em isolamento serão reintegrados aos demais e voltarão a ter direito à visita de familiares vindos da Faixa de Gaza e ao uso de telefones celulares, além de poderem ver televisão.
Em Ramalah, a emoção dos familiares era evidente. Naseem, uma ativista de direitos humanos, estava radiante com a noticia, já que seu irmão era um dos “grevistas”. “Estou tão feliz, porque temia por sua vida se continuasse mais tempo sem comer nada. Ainda que espere que eles o libertem”, disse Naseem, que ainda pediu um julgamento justo para o irmão.

No acampamento que os familiares dos presos montaram do lado de fora da prisão, há duas semanas, várias mulheres portavam fotografias de seus filhos. Dentro de uma tenda, uma familia também estava em greve de fome há uma semana.

“Quero que Israel me devolva meu irmão”, dizia uma mulher antes do fechamento do acordo nesta segunda-feira. Ela estava sem comer há oito dias como forma de protestar e “ficar unida ao irmão”. A palestina, que preferiu não revelar o nome, estava entre os 1.025 prisioneiros trocados pelo solado israelense Gilad Shalit, que foi liberado no mesmo passado em um acordo de Israel com o Hamas
A greve de fome mobilizou a sociedade palestina, e chegou-se a temer o início de uma terceira Intifada se algum dos prisioneiros morresse.“Esse era um dos maiores temores de Israel, que a morte de um dos presos inflamasse os ânimos e desencadeasse violência”, disse Jawad Alawi, diretor-geral do Ministério de Asuntos Legais da ANP (Autoridade Nacional Palestina). “A situação é tão asfixiante, que qualquier evento pode fazer as pessoas se revoltarem”.

A chamada “Jihad da fome”, que colocou as autoridades israelenses em xeque, no en tanto, não alcançou todos os seus objetivos. “O acordo só alcançou 50% das demandas, não todas”, observou Alawi, que ressaltou o fato de o pacto ter sido feito entre Israel e o governo do Egito. “A ANP ficou fora disso”.

Israel alega que as detenções administrativas são previstas pela Convenção de Genebra e criticou a falta de ação da ANP para por fim à greve de fome. O premiê Benjamin Netanyahu disse que o acordo é um gesto lançado ao presidente da ANP, Mahmoud Abbas, para retomar as negociações de paz.

Fonte: Opera Mundi


@@@@@@@@@@@


Lei sobre mudança de sexo beneficiará 'até 60 mil argentinos'

Uma nova lei argentina, que permite a travestis e transexuais mudarem seus nomes nos documentos de identidade sem recorrer à Justiça, pode beneficiar cerca de 60 mil pessoas.

Lei sobre mudança de sexo beneficiará 'até 60 mil argentinos'
A estimativa é do presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais e (FALGBT), Esteban Paulón.

A Lei de Identidade de Gênero, aprovada na semana passada no Senado argentino, também prevê tratamentos com hormônios e realização gratuita de cirurgias de mudança de sexo na rede pública hospitalar.

Atualmente, dois hospitais estão habilitados para realizar a operação: o hospital Durand, de Buenos Aires, e o hospital Gutiérrez, de La Plata. Juntas as duas unidades acumulam hoje uma fila de 25 pedidos de cirurgias.

Entidades locais, entretanto, estão pedindo às autoridades provinciais que novas equipes médicas sejam preparadas para atender a demanda crescente.

Espera

Em entrevista à BBC Brasil, a transexual Silvana Daniela Sosa, de 35 anos, contou que já se inscreveu para se submeter à cirurgia no hospital Gutiérrez.

"Eu sei que existe uma lista de espera para a cirurgia, mas estou feliz porque vai chegar o momento em que vou poder olhar para o espelho e me ver como sou, uma mulher", disse.

Ela afirmou ser transexual assumida desde os 13 anos. Porém, não possui os trinta mil pesos necessários para se submeter ao procedimento médico na rede privada.

"A cirurgia vai confirmar a mulher que já sou. Mas se esperei até agora posso esperar um pouco mais", disse.

Ela trabalha como promotora de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no hospital Muniz, de Buenos Aires. Há pelo menos seis anos milita na ATTTP (Associação de Travestis, Transsexuais e Transgênero da Argentina) participando de campanhas a favor da aprovação da lei.

"Tenho orgulho de dizer que vou ser operada no meu país, com médicos argentinos e graças a uma lei que nos igualará como cidadãos. Vamos poder ter o corpo que queremos e o nome que escolhemos no documento”, disse.

Sosa afirmou que prefere não revelar seu nome masculino de nascimento e limita-se a dizer que é M.A.

Ela também já iniciou os trâmites para a mudança de nome na certidão de nascimento e no documento de identidade, como também autoriza a nova lei.

O mesmo já fez Jorgelina Belardo, de 42 anos, que entrou com ação na Justiça pedindo o direito a mudar de nome mesmo antes da aprovação da legislação.

Belardo trabalha no Instituto Nacional Contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI) e disse que também pretende realizar a cirurgia.

Tratamentos

Afirmou porém, que o procedimento médico "não é o que mais lhe preocupa". Isso porque está ocupada entre o trabalho e os estudos de direito e não pode parar agora para a etapa de repouso.

"A lei prevê o acesso à saúde como um todo, com os tratamentos hormonais correspondentes, por exemplo. Além disso, antes muita gente tinha vergonha de ir ao hospital e mostrar o documento. Agora, vai ser diferente", disse à BBC Brasil.

De acordo com Paulón, ainda é cedo para saber quantas pessoas vão buscar a operação para mudança de sexo.

"Nós sabemos que a demanda para as cirurgias vai ser grande e que os hospitais habilitados não poderão atender a esta procura. Por isso, estamos conversando com os governos provinciais para que equipes médicas locais sejam capacitadas e ampliada a oferta para as cirurgias", disse.

Por sua vez, a presidente da ATTTA, Marcela Romero, afirmou que "100% das pessoas transexuais" vão fazer novo documento e que na entidade – a maior de sua categoria no país – estima-se que pelo menos 40% farão a cirurgia.

"A lei de identidade de gênero será uma forma de combater a 'transfobia'. Não falamos de homofobia porque o gay ou a lésbica pode continuar no armário, mas nós transexuais não. Temos maior exposição e por isso a lei nos ajuda a não ser mais discriminadas na sociedade", disse.

Fonte: BBC Brasil


@@@@@@@@@@@

Dólar fecha acima de R$ 2 pela primeira vez desde 2009

O dólar comercial fechou o pregão desta terça-feira a R$ 2 para a compra e a R$ 2,0015 para a venda, atingindo a maior valorização frente ao real desde julho de 2009, quando a moeda americana era cotada a R$ 2,01.

Influenciado pelo temor dos mercados frente à instabilidade da economia europeia, principalmente com a indefinição política na Grécia, o dólar já acumula alta de 4,98% neste mês e 7,12% em 2012.

A valorização do dólar decorre, principalmente, do aumento à aversão ao risco.

Temerosos com a deterioração da economia mundial, investidores de todo mundo tendem a migrar seus investimentos para um porto mais seguro, a moeda americana, comprando títulos da dívida pública dos Estados Unidos.

Com menos dólares no mercado, a tendência da moeda americana é de se valorizar.

Além disso, segundo especialistas, contribuiu para a valorização do câmbio no Brasil as indicações dadas hoje pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o governo não pretende, por ora, influenciar o cotação da divisa, vendendo dólares, por exemplo.

Fonte: BBC Brasil


@@@@@@@@@@@


PT defende liberdade de imprensa em propaganda

Agência Estado

O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, aparece em uma das inserções do partido no rádio e na TV defendendo a liberdade de expressão. "Somos totalmente abertos às novas ideias", diz o petista, cercado de um grupo de jovens. Recentemente, Rui Falcão sugeriu que o governo Dilma Rousseff colocasse em discussão o polêmico tema do marco regulatório da comunicação.

A inserção faz parte da série de peças veiculadas nesta terça pelo partido após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberar um tempo da propaganda partidária na TV e no rádio que a sigla já havia dado como perdido. As outras peças são estreladas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua sucessora Dilma Rousseff e pelo pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, apresentado nas inserções como ex-ministro da Educação. "Inovamos na política, na economia e no social", disse Falcão.

Renovação é o mote das inserções do PT. "O PT veio para mudar, inovar e renovar o Brasil", afirmam Lula, Dilma e Haddad em outras duas inserções. O objetivo da propaganda é tornar o pré-candidato petista mais conhecido e atrelar sua figura a Lula e Dilma. O slogan da propaganda é "só se renova quem traz o novo".

Na peça em que Dilma aparece, o marqueteiro João Santana optou por abordar os temas sociais. "Quando lançamos o Bolsa-Família, surpreendemos o mundo com algo novo", afirmou Lula. "Lançar o Brasil sem miséria para acabar com a pobreza extrema no País, foi uma atitude nova", emendou Dilma.

Coube a Lula tocar no tema da juventude e abrir espaço para a participação de Haddad. "Cuidar de todos, em especial dos jovens, será sempre o justo, o moderno, o novo", disse Lula. "Criar o ProUni, escolas técnicas, dobrar vagas nas universidades e dar bolsas para estudantes brasileiros no exterior, é fazer o futuro, é fazer o novo", acrescentou o ex-ministro.


@@@@@@@@@@@

Senador quer voto aberto em julgamento de Demóstenes

Agência Estado

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu nesta terça que o Congresso aprove uma proposta para acabar com a votação secreta para julgamentos de quebra de decoro antes que a Casa aprecie, em plenário, o processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Jarbas disse ser "incompreensível" o fato de a matéria estar pronta para apreciação em plenário desde junho de 2010, quando foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Jarbas disse que a votação da proposta só depende "exclusivamente da boa vontade" da presidência do Senado. O parlamentar afirmou que é preciso rever a forma como a pauta é feita. "O poder supremo de decidir o que é passível de deliberação não tem paralelo. Na Câmara dos Deputados, o Colégio de Líderes participa ativamente da elaboração da pauta de votações. Essa prerrogativa excessiva tem que ser revista", disse.

O senador do PMDB lembrou que no ano passado a Câmara dos Deputados absolveu em votação secreta a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), filmada recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. "Sob a proteção do voto secreto, todos se igualam, ninguém precisa prestar contas de seus atos", observou.

Jarbas afirmou que "é o momento propício" para acabar com o voto secreto, aprovando o parecer do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), atual presidente do Conselho de Ética e relator da matéria na CCJ. O senador disse que apresentou requerimento para incluir a PEC na pauta de votação. Se aprovada pelo Senado, a matéria ainda terá de ser apreciada pela Câmara dos Deputados.


@@@@@@@@@@@


Globo foi a única emissora a negar exibição de programa do PT

A Rede Globo informou em nota, nesta terça-feira (15), a pretensão de não exibir as propagandas partidárias do PT previstas para entrar no ar nas próximas horas. A concessionária de TV afirmou que cumpre “determinação da Justiça Eleitoral para que os partidos entreguem a documentação dos programas partidários com o prazo de 15 dias de antecedência a sua exibição”. O pedido do PT teria sido feito com seis dias de antecedência, o que embasaria a decisão da emissora de não veicular os programas.

Nas inserções a serem exibidas nas demais estações da capital paulista, Fernando Haddad aparecerá ao lado do ex-presidente Lula, em falas intercaladas. A presidente Dilma Rousseff e o presidente do PT, Rui Falcão, também gravaram participações. O coordenador da campanha petista, Antonio Donato, afirmou que a veiculação era “uma questão de bom senso e de a Globo contribuir com a vida democrática do país”.

"Existe um direito de expressar uma mensagem partidária que foi garantido pela Justiça Eleitoral e por uma formalidade está sendo negado por uma emissora", afirmou o coordenador.

Segundo Donato, apenas a Globo mostrou resistência, e os programas devem ir ao ar nas demais emissoras abertas. O PT diz que não enviou a documentação a tempo porque a decisão que assegurou o direito às inserções foi tomada pela Justiça Eleitoral apenas na semana passada, já com o prazo estourado.

O Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, nega a versão petista e diz que a decisão da semana passada dizia respeito à propaganda de 2011.

Com tal atitude, os mafiosos da Vênus Platinada escancaram sua índole golpista e demonstram, de uma vez por todas, que são um verdadeiro cancro na vida brasileira.

Fonte: Cloaca News com Correio do Brasil e Sul 21

@@@@@@@@@@@


Marcha dos Prefeitos quer royalties para enfrentar endividamento

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne a partir desta terça-feira (15), em Brasília, cerca de três mil pessoas para a 15a Marcha de Prefeitos. Eles denunciam a crise financeira dos municípios e, entre as reivindicações, defendem a redistribuição dos royalties de petróleo e o pagamento dos convênios pelo governo federal.

A marcha, que ocorre em diversos pontos da capital até a próxima quinta-feira (17), será aberta na noite de hoje com a presença da presidente Dilma Rousseff. Em entrevista coletiva na segunda-feira (14), na Câmara dos Deputados, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que as prefeituras enfrentam uma grave situação de endividamento. E que os prefeitos vão apelar para que o governo federal honre os pagamentos de convênios acertados com as prefeituras.

No Congresso, os gestores municipais vão pressionar os parlamentares para concluir a votação do projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo. Na avaliação de Ziulkoski, a conclusão da votação da redistribuição dos royalties é uma questão já consagrada.

“Há três ou quatro anos, houve a palavra do presidente da Câmara de colocar em votação, e não foi concluída ainda. Então, vamos trabalhar forte para que isso venha a ocorrer e vamos trabalhar junto à Presidência da República para desembolsar os restos a pagar".

Ziulkoski também apontou como outro grande problema enfrentado pelas prefeituras, com forte impacto no orçamento municipal, o que chamou de "proliferação dos pisos salariais". Ele lembrou que na fila de propostas que tramitam atualmente no Congresso está a que estabelece piso salaria para enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, parteiros e outras profissões. Caso o projeto seja aprovado, o impacto anual estimado pela entidade para os municípios é de R$21 bilhões.

De Brasília
Com Agência Congresso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA

 

Maconha produzida no Nordeste já abastece 40% do mercado nacional, diz pesquisador

Por Genaldo de Melo Contrariando o senso comum de que o Brasil é apenas um consumidor ou uma rota do tráfico de drogas, a região do Nordeste já produz cerca de 40% de toda a maconha consumida no país. O dado foi revelado pelo sociólogo Paulo Cesar Fraga em entrevista à Carta Capital .  “Há um mito de que a maconha consumida no Brasil venha do Paraguai, de que não é um problema nosso. Na verdade, a agricultura familiar e tradicional do sertão nordestino já produz 40% da maconha consumida no país”, disse.  Na entrevista, Fraga refere-se ao chamado “Polígono da Maconha”, região do Nordeste composta por 13 cidades: Salgueiro, Floresta, Belém de São Francisco, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Carnaubeira da Penha e Betânia, todas em Pernambuco, e Juazeiro, Curaçá, Glória e Paulo Afonso, na Bahia.  De acordo com o sociólogo, o plantio de cannabis na região deve-se, principalmente, ao baixo investimento de governos para o desenvolvimento daqueles municíp

KAFKIANOS NOVOS NO CONGRESSO

 Por Genaldo de Melo O adágio popular de que brasileiro não sabe votar, não se aplica a todos os cidadãos e cidadãs, mas é um fato a ser considerado em relação a uma grande parcela dos nossos eleitores. Ao observar o atual quadro de deputados federais dessa legislatura, a conclusão é infalível de que realmente parcela do povo brasileiro confunde politica com circo e com falta de inteligência e cultura para ser representante político. Na história política brasileira sempre houve folclore e aberrações no parlamento, mas dessa vez estamos diante de um absurdo kafkiano. Parcela dos deputados eleitos são mentecaptos, que estão no Congresso para agredir com insultos monossilábicos, berrar palavrão e passar vergonha em audiências públicas convocadas por eles mesmos, e confundir CPI com redes sociais. Nunca vi oposição sem apresentar a solução. Nunca vi deputado querer "lacrar" com seus próprios crimes. Nunca vi deputado propor CPI contra ele mesmo, ou sem fato jurídico def