Pular para o conteúdo principal

Sobre estratégia

Mandamentos de Musashi

Não se alimente de pensamentos desonestos;

Encontre o caminho através do treinamento;

Familiarize-se com cada arte;

Conheça os Caminhos de todas as atividades;

Aprenda a discernir entre o que é vantajoso e o que não é;

Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão de todas as coisas;

Perceba as coisas que não podem ser vistas;

Preste atenção mesmo as pequenas coisas;

Não faça nada que seja inútil.


@@@@@@@@@@


Estratagema 27

Se o adversário inesperadamente se zanga diante de um argumento, devemos insistir energicamente nele: não apenas porque é bom provocar-lhe a ira, mas também porque é de supor que tenhamos tocado o lado fraco de seu raciocínio, e que poderemos provavelmente atingi-lo nesse ponto ainda mais do que se pode entrever num primeiro momento.

 Schopenhauer

@@@@@@@@@@


As honrarias

Não vás imaginar que são tuas qualidades pessoais e seu talento que te farão obter um cargo. Se achas que ele te caberá pela simples razão de seres o mais competente, não passas de um tolo. Conscientiza-te de que preferem sempre confiar uma função importante a um incapaz do que a um homem que a mereça.  Age portanto como se teu único desejo fosse dever teus cargos e prerrogativas apenas à benevolência de teu senhor.

@@@@@@@@@@


Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa para conhecer as armadilhas, e leão, para aterrorizar os lobos. Os que se limitam, simplesmente, ao leão, não governam. Um príncipe prudente não pode, nem deve, manter a palavra dada, quando lhe for prejudicial e as razões que fizeram dar a palavra não mais existir. Se todos os homens fossem bons, este preceito não seria bom, mas como são malvados e não a manteriam para ti, tu também não deves mantê-las para eles.

Maquiavel

@@@@@@@@@@


Levo o inimigo a tomar minha força por fraqueza e minha fraqueza por força; enquanto isso faço com que sua força se torne fraqueza e descubro aonde ele não é forte. Escondo minha pista para que ninguém possa encontrá-la; faço silêncio aonde ninguém me possa ouvir. Aquele cujo avanço é irresistível penetra as posições fracas do inimigo; aquele cuja retirada não pode ser perseguido movimenta-se rapidamente e ninguém o consegue capturar.

Sun Tzu

@@@@@@@@@@


Caráter e inteligência

São os pólos que fazem luzir os predicados. Um sem a outra é apenas meia felicidade. Não basta ser inteligente, é preciso também ter caráter apropriado. O tolo fracassa por desconsiderar sua condição. Origem e amizades.

B Gracián.


@@@@@@@@@@


Desde o raiar do dia diga a você mesmo: hoje vou encontrar um intrometido, um ingrato, um insolente, um mentiroso, um intrigante e um grosseirão. A ignorância da natureza do bem e do mal fez deles o que são. Mas eu sei que o bem por natureza é belo e o mal, horrendo, e sei que estes que cbçlghkhingnnjerram são por natureza meus irmãos, não de sangue, mas por serem igualmente dotados de razão e participarem no divino. Nenhum deles pode causar-me dano, porque ninguém pode forçar-me a praticar o mal contra minha vontade, e não posso ficar zangado com um irmão ou ofender-me com ele, porque nascemos nesse mundo para cooperar com os dois pés, as mãos, as pálpebras e os dentes de cima e de baixo.

Marco Aurélio (Imperador romano)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA

 

Maconha produzida no Nordeste já abastece 40% do mercado nacional, diz pesquisador

Por Genaldo de Melo Contrariando o senso comum de que o Brasil é apenas um consumidor ou uma rota do tráfico de drogas, a região do Nordeste já produz cerca de 40% de toda a maconha consumida no país. O dado foi revelado pelo sociólogo Paulo Cesar Fraga em entrevista à Carta Capital .  “Há um mito de que a maconha consumida no Brasil venha do Paraguai, de que não é um problema nosso. Na verdade, a agricultura familiar e tradicional do sertão nordestino já produz 40% da maconha consumida no país”, disse.  Na entrevista, Fraga refere-se ao chamado “Polígono da Maconha”, região do Nordeste composta por 13 cidades: Salgueiro, Floresta, Belém de São Francisco, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Carnaubeira da Penha e Betânia, todas em Pernambuco, e Juazeiro, Curaçá, Glória e Paulo Afonso, na Bahia.  De acordo com o sociólogo, o plantio de cannabis na região deve-se, principalmente, ao baixo investimento de governos para o desenvolvimento daqueles municíp

KAFKIANOS NOVOS NO CONGRESSO

 Por Genaldo de Melo O adágio popular de que brasileiro não sabe votar, não se aplica a todos os cidadãos e cidadãs, mas é um fato a ser considerado em relação a uma grande parcela dos nossos eleitores. Ao observar o atual quadro de deputados federais dessa legislatura, a conclusão é infalível de que realmente parcela do povo brasileiro confunde politica com circo e com falta de inteligência e cultura para ser representante político. Na história política brasileira sempre houve folclore e aberrações no parlamento, mas dessa vez estamos diante de um absurdo kafkiano. Parcela dos deputados eleitos são mentecaptos, que estão no Congresso para agredir com insultos monossilábicos, berrar palavrão e passar vergonha em audiências públicas convocadas por eles mesmos, e confundir CPI com redes sociais. Nunca vi oposição sem apresentar a solução. Nunca vi deputado querer "lacrar" com seus próprios crimes. Nunca vi deputado propor CPI contra ele mesmo, ou sem fato jurídico def