Pular para o conteúdo principal

Sobre estratégia

Mandamentos de Musashi

Não se alimente de pensamentos desonestos;

Encontre o caminho através do treinamento;

Familiarize-se com cada arte;

Conheça os Caminhos de todas as atividades;

Aprenda a discernir entre o que é vantajoso e o que não é;

Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão de todas as coisas;

Perceba as coisas que não podem ser vistas;

Preste atenção mesmo as pequenas coisas;

Não faça nada que seja inútil.


@@@@@@@@@@


Estratagema 27

Se o adversário inesperadamente se zanga diante de um argumento, devemos insistir energicamente nele: não apenas porque é bom provocar-lhe a ira, mas também porque é de supor que tenhamos tocado o lado fraco de seu raciocínio, e que poderemos provavelmente atingi-lo nesse ponto ainda mais do que se pode entrever num primeiro momento.

 Schopenhauer

@@@@@@@@@@


As honrarias

Não vás imaginar que são tuas qualidades pessoais e seu talento que te farão obter um cargo. Se achas que ele te caberá pela simples razão de seres o mais competente, não passas de um tolo. Conscientiza-te de que preferem sempre confiar uma função importante a um incapaz do que a um homem que a mereça.  Age portanto como se teu único desejo fosse dever teus cargos e prerrogativas apenas à benevolência de teu senhor.

@@@@@@@@@@


Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa para conhecer as armadilhas, e leão, para aterrorizar os lobos. Os que se limitam, simplesmente, ao leão, não governam. Um príncipe prudente não pode, nem deve, manter a palavra dada, quando lhe for prejudicial e as razões que fizeram dar a palavra não mais existir. Se todos os homens fossem bons, este preceito não seria bom, mas como são malvados e não a manteriam para ti, tu também não deves mantê-las para eles.

Maquiavel

@@@@@@@@@@


Levo o inimigo a tomar minha força por fraqueza e minha fraqueza por força; enquanto isso faço com que sua força se torne fraqueza e descubro aonde ele não é forte. Escondo minha pista para que ninguém possa encontrá-la; faço silêncio aonde ninguém me possa ouvir. Aquele cujo avanço é irresistível penetra as posições fracas do inimigo; aquele cuja retirada não pode ser perseguido movimenta-se rapidamente e ninguém o consegue capturar.

Sun Tzu

@@@@@@@@@@


Caráter e inteligência

São os pólos que fazem luzir os predicados. Um sem a outra é apenas meia felicidade. Não basta ser inteligente, é preciso também ter caráter apropriado. O tolo fracassa por desconsiderar sua condição. Origem e amizades.

B Gracián.


@@@@@@@@@@


Desde o raiar do dia diga a você mesmo: hoje vou encontrar um intrometido, um ingrato, um insolente, um mentiroso, um intrigante e um grosseirão. A ignorância da natureza do bem e do mal fez deles o que são. Mas eu sei que o bem por natureza é belo e o mal, horrendo, e sei que estes que cbçlghkhingnnjerram são por natureza meus irmãos, não de sangue, mas por serem igualmente dotados de razão e participarem no divino. Nenhum deles pode causar-me dano, porque ninguém pode forçar-me a praticar o mal contra minha vontade, e não posso ficar zangado com um irmão ou ofender-me com ele, porque nascemos nesse mundo para cooperar com os dois pés, as mãos, as pálpebras e os dentes de cima e de baixo.

Marco Aurélio (Imperador romano)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA

 

A cada dia aumenta o número de pré-candidatos em Feira de Santana, agora é Dilton Coutinho

Por Genaldo de Melo Mais um nome entra na fogueira das discussões e cogitações para ser candidato ao Paço Municipal em Feira de Santana, e o assunto não deixa de ser cogitado hoje em rodas de conversas, jornais, sites e blogs, além do mundo política da cidade. Dessa vez surge como candidato o radialista Dilton Coutinho, nome bastante conhecido nos meios de comunicação local. Ontem em entrevista no seu programa Acorda Cidade na rádio Sociedade de Feira FM o deputado federal Fernando Torres (PSD) disse ser pré-candidato a prefeito, mas caso Dilton resolva ser do mesmo modo, ele oferece seu partido para abrigar o comunicador como candidato: “Eu sou pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, mas se você for Dilton Coutinho eu abro mão. O PSD está a sua disposição amigo Dilton Coutinho”, disse Fernando Torres, presidente do PSD no município. Do mesmo modo a discussão apareceu ontem na Câmara de Vereadores pela vereadora Eremita Mota (PDT e pelo vereador David Neto (PTN).

A verdade sobre o esvaziamento das palavras golpe e "Fora Temer"

Por Genaldo de Melo Com a falta de povo nas ruas a mídia trabalha constantemente o esvaziamento do sentido real da palavra "golpe" que está acontecendo de fato.  A palavra "golpe" repete-se, repete-se, e repete-se como um mantra que perdeu o significado.  Num momento tão crucial como este, em que o projeto de governo eleito pelo voto democrático está sendo trocado por outro completamente diferente e que não passou pelo crivo das urnas, substituíram as grandes mobilizações de massa pela ação individual alegórica, pois se pulverizou a indignação popular apenas na palavra “golpe” nas redes sociais e em cartazes.  É impossível não notar que isso ocorre ao mesmo tempo em que a tradicional mídia jornalística trocou a aguerrida cobertura dos acontecimentos econômicos e políticos por um atual tom de meras trivialidades.  Quem acompanha o noticiário político e econômico não deixou de perceber que a mesma indignação que impulsiona inúmeras matérias jornalísti...